Trail Rota do Bolinhol voltou a ser marcado pelo sucesso

Atletas vizelenses federados ou não fizeram questão de participar em força na grande prova da sua terra

Desde muito cedo que a Marginal Ribeirinha de Vizela se encheu de movimento, de cor e de música, para as boas-vindas às centenas de atletas que se juntaram a esta verdadeira festa do atletismo.  Uma prova que refletiu no número de inscrições, o crescimento da modalidade, com muitos vizelenses que habitualmente correm pelo parque da cidade a fazer a prova mais curta, pelo prazer de competir na sua terra.

De forma individual ou por equipas tudo que foi compondo, com a presença dos que vinha para ganhar, até porque o Trail era a contar para o Campeonato Regional de Trail da Associação de Atletismo de Braga.  Tiros de partida, com cerca de 800 atletas repartidos pelas duas distâncias do Trail, 20 km para o Longo a sair primeiro, seguido do Curto para os 13km. Iniciavam um percurso reconhecido unanimemente pelos atletas como o mais duro dos últimos anos, mas também com as melhores paisagens e por tudo isto com parabéns para a organização, a Casa do FC Porto Dragões do Vale de Vizela, os seus parceiros de organização e Rafa Miranda, o atleta vizelense responsável pela definição dos percursos.

Foi depois altura de dar o tiro de partida para a Caminhada, com cerca de 500 participantes, e com o valor das inscrições reverteram para a secção de atletismo do FC Vizela. No percurso de quase 7 km, nota para a passagem em dois momentos, pelos passadiços de Vizela.

O final da caminhada a coincidir com a chagado dos primeiros classificados do Trail.

No Trail Curto o primeiro foi Amândio Ferreira da Q-Ritmo, que acabou por somar mais uma vitória na corrida para o título Regional. Nesta distância de salientar o primeiro pódio na equipa Promessas do Atletismo, por Luciano Pereira, que se transferiu da Vizela Corre e que no domingo foi 3º em Vizela foi ainda o 2º no escalão M40.  Nas Femininas triunfo para a jovem atleta Helena Martins também da equipa Q-Ritmo.

No Trail Longo o Óscar Mendes do Águias de Alvelos voltou a triunfar em Vizela, numa prova dividida particamente até à meta com o vizelense Marco Faria da Vizela Corre. No final confessaram que atuaram quase em equipas nos Montes, e já perto da meta venceu o mais forte. Marco Faria consegue assim o segundo lugar da geral e a vitória em M40.  

Em relação às Promessas do Atletismo, para além da excelente prestação de Luciano Pereira, nota ainda para Rafael Teixeira, 17⁰ geral e o 3⁰ escalão Sénior, também no Trail Curto.

Para além destes destaques nota para a presença de muitos outros atletas de Vizela, inseridos nas três equipas: FC Vizela, Vizela Corre e Promessas do Atletismo, do Centro de Marcha e Corrida de Vizela, com um excelente grupo de atletas femininas, duas deles a ficar entre as primeiras vinte do Trail Curto. Ainda também de muitos atletas pertencentes a grupos e ginásios vizelenses, que mesmo não atingindo posições de relevo não quiseram ficar de fora da grande festa do atletismo da sua terra.

 

PUB___