Moreira de Cónegos está a reabilitar os seus fontanários

O primeiro ficará concluído ainda esta semana, se tudo correr dentro do previsto.

A Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, está no terreno com “a recuperação dos fontanários” da Vila.

António Brás, presidente da Junta de Freguesia, socorre-se à importância histórica dos fontanários para justificar a intervenção que está a ser levada a cabo: “Os fontanários são do povo, são a alma do povo. Há lutas de gerações para o povo ter a sua fonte e houve sítios onde houve julgamentos no local por causa dos fontanários”.

O passar do tempo levou à deterioração destes equipamentos, por isso, a Junta de Freguesia fez um levantamento fotográficos dos fontanários e recolheu a história de cada um deles e do lugar onde estão localizados. “Pedimos [depois] ao senhor presidente da Câmara, ele veio cá, apercebeu-se dos nossos argumentos e a Câmara está a colaborar connosco e estamos já a terminar a requalificação do primeiro, do mais emblemático, não na questão da antiguidade, mas talvez porque esteja mais próximo do povo que é o da Baixinha”.

António Brás adianta que “depois do 25 de Abril criaram-se sete fontanários em Moreira de Cónegos” e todos eles serão alvo de reabilitação. “Vamos requalificá-los e vão ficar lindíssimos”, refere ainda.

O restauro do fontanário da Baixinha terá um custo de cerca de oito mil euros, os restantes ainda não estão orçamentados. António Brás explica que a recuperação deste primeiro fontanário, “por ser o maior, obriga a um encargo maior”. “O de Pereiras irá ter um valor aproximado devido à estrutura do mesmo, mas ainda não tenho o orçamento. Os outros ainda estão razoáveis, por isso o custo será menor”.

O autarca refere que a recuperação do primeiro fontanário ficará concluída ainda esta semana e a reabilitação dos restantes começa em janeiro.

PUB___