Kevin Leite inicia aos cinco anos Nacional Mini Velocidade

Pequeno piloto frequenta escola de motociclismo em Porriño – Espanha, onde anda já há mais de um ano.

Com apenas cinco anos de idade o pequeno Kevin quer seguir as pisadas de Miguel Oliveira. Vontade não lhe falta assim como talento, já evidenciado nos treinos, e que a partir de 12 de maio poderá já ser visto nas pistas do país, na sua primeira participação no Campeonato Nacional de Mini Velocidade.

Pode dizer-se que Kevin Leite começou a andar de moto ainda antes de andar pelos próprios pés. Tinha apenas um ano de idade, quando os pais Rui Leite e Vânia Vaz, respetivamente de Felgueiras e Nespereira, mas residentes em Vizela desde 2014, lhe deram uma mini mota, como prenda de anos.

Uma prenda que Kevin adorou e nunca mais largou. E foi pela forma como o pequeno andava de mota, que Rui Leite percebeu as suas capacidades, que se tornaram mais evidentes quando começou a andar numa moto com bateria, “mais a sério”, prenda quando completou dois anos.

“Apesar de muito pequeno, ele já dominava bem a mota e sabia exatamente o que fazer para contornar os obstáculos”. Amante das duas rodas, assistir a corridas de moto GP é algo que não dispensa, Kevin passou a acompanhá-lo e a paixão tornou-se ainda maior.

Rui Leite, percebeu que as capacidades do filho podiam ser potencializadas e decidiu inscrevê-lo numa escola de motociclismo em Porriño – Espanha, onde anda já há mais de um ano. É um esforço que toda a família acaba por fazer, pois todos os sábados ruma a Vigo, para a realização de mais um treino.

Na escola têm-se destacado e o seu treinador entende que está pronto para a competição, o que acontece a 12 de maio no Kartódromo Internacional de Braga, na primeira de seis provas que tem este Nacional de Mini Velocidade, para pequenos pilotos entre os cinco e os nove anos de idade.

Rui Leite refere que este primeiro ano é para entrar na desportiva, para ver se ele quer mesmo isso, no entanto, se quiser continuar terão de encontrar outra forma: “Temos de arranjar alguns patrocínios para as despesas, pois estamos a suportar tudo sozinhos. O mais difícil são nesta altura as viagens para Espanha”

O pequeno Kevin assume que o que gosta mesmo de fazer é andar de mota, já a mãe confessa que sente alguma ansiedade sempre que o seu pequeno piloto sobe acima da mota “mais quando ele cai, mas eu vejo que ele sabe o que vai a fazer”. Já o pai, Rui Leite garante que o filho se “magoa-se mais a jogar à bola ou a andar de bicicletas com os amigos, do que a andar de mota”. Acrescenta que “o fato, luvas, botas e capacete”, o protegem nas quedas que por vezes acontecem e fazem parte da modalidade.

 

Calendário FIM MiniGP e Mini Velocidade:

1ª prova – 12 de maio, Kartódromo Internacional de Braga

2ª prova – 26 de maio, Kartódromo de Fátima (Fun Park)

3ª prova – 16 de junho, Kartódromo Internacional do Oeste (KIRO – Bombarral)

4ª prova – 28 de julho. Kartódromo de Santo André (SAKI)

5ª prova – 29 de setembro, Kartódromo de Castelo Branco

6ª prova – 13 de outubro, local a confirmar

PUB___