Câmara cede viatura à GNR e anuncia obra no quartel em breve

Cerimónia teve lugar na Praça do Município.

No âmbito de um protocolo de cooperação selado, a Câmara Municipal procedeu à entrega de uma viatura à GNR de Vizela, propriedade do Município, para reforço do policiamento comunitário e de proximidade no concelho de Vizela.

O momento aconteceu esta tarde, na Praça do Município, e foi importante para a Guarda, assim referiu Carlos Nuno Morgado, Comandante Territorial de Braga da GNR. “Esta cerimónia tem um significado muito importante para a GNR, demonstra, por um lado, as excelentes relações entre os militares que prestam serviço em Vizela, e a Câmara Municipal local, mas também o reconhecimento do trabalho de excelência que tem vindo a ser desempenhado por estes militares”.

O posto de Vizela, com 32 militares, está responsável pela segurança de cerca de 24 mil habitantes, entre eles cerca de 3 mil alunos de 15 escolas. Em 2023, a GNR de Vizela realizou 3.800 serviços de patrulhamento de proximidade, registou 459 e cerca de 800 contraordenações. “Destaco o elevado empenhamento nos eventos desportivos desta região, como é exemplo os campeonatos de futebol, tendo este concelho uma equipa na I Liga, para além de várias iniciativas culturais que atraem milhares de pessoas ao concelho”, realçou o Comandante. As cinco viaturas disponíveis assumem o desgaste: “Têm em média 300 mil quilómetros, 13 anos de idade as viaturas ligeiras, enquanto as viaturas todo-o-terreno têm em média 550 mil quilómetros e 24 anos de idade”.

O Comandante Nuno Morgado falou também da exigência da sociedade atual, destacando cada vez mais a importância das ações de prevenção. Daí que as boas relações institucionais assumem especial relevância: “É fundamental a cooperação entre as instituições, trabalhando na prevenção, na preparação e formação dos cidadãos para que tenhamos uma sociedade cada vez mais capacitada e segura. Esta viatura cedida pela Câmara será empenhada no policiamento comunitário e de proximidade, em concreto no apoio à Operação Apoio 65, Escola Segura, no apoio aos grupos vulneráveis e em outros programas comunitários levados a cabo pela Guarda no concelho de Vizela. Os nossos agradecimentos à Câmara, pela cedência de viatura e pelas obras no nosso quartel, Vizela pode sempre contar connosco”.  

Isso mesmo destacou o presidente da Câmara Municipal de Vizela, elogiando o trabalho da GNR ao nível da erradicação de situações de toxicodependência no concelho. Victor Hugo Salgado referiu que é uma obrigação da autarquia criar condições de entreajuda. “A Câmara de Vizela está sempre disponível, para as pequenas coisas dentro do quartel, mas, sobretudo, para momentos como este e também para consolidar um processo que começou com o anterior Ministro da Administração Interna – José Luís Carneiro – um processo difícil e burocrático e que vai permitir efetuarmos obras no quartel em Vizela”, disse o presidente Victor Hugo Salgado.

PUB___