André Coelho Lima esteve ontem em Vizela

O objetivo da visita foi perceber as principais carências e reivindicações do concelho de Vizela.

O cabeça de lista do PSD pelo distrito de Braga esteve em Vizela, no dia 18 de setembro, para reunir com a AMAS e com o presidente de Câmara e o restante Executivo de maneira a perceber as principais carências e reivindicações do concelho de Vizela.

Na sua visita a Vizela, André Coelho Lima falou com a Rádio Vizela onde fez o rescaldo das duas reuniões que teve. As principais reivindicações que o cabeça de lista destacou foram a despoluição do Rio Vizela e a ligação da autoestrada ao concelho de Vizela.

Relativamente ao Rio, o cabeça de lista afirmou que “os cidadãos fazem tudo pelo seu rio se o Estado não estorvar. Agora, o que acontece no Rio Vizela é que quem estorva é o Estado, ou seja, o rio está preparado para a canoagem, existe uma associação de mergulho subaquática que trata das margens, que põe o rio em fruição plena, devolve o Rio aos cidadãos, mas não consegue fazê-lo na plenitude porque o Estado não faz a sua parte, que é assegurar que a ETAR de Serzedo não faça descargas permanentes para o Rio Vizela”.

André Coelho Lima afirmou que Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal, “foi claro e objetivo” em relação ao que queria do Governo, relativamente ao assunto do Rio Vizela, “que se altere o critério das descargas e que se impeça as descargas que estão a ser feitas ao arrepio do conhecimento de todos”.

O cabeça de lista distrital falou de hipocrisia por parte do Estado: “Quando o grande fator de poluição do Rio ser uma ETAR que é controlada pelo Estado, há maior hipocrisia do que isto?! De termos um Ministro do Ambiente a aprovar um plano de despoluição e é a sua ETAR a causar essa mesma poluição?! É uma coisa até difícil de acreditar”.

Em relação ao acesso à autoestrada ao concelho de Vizela, André Coelho Lima acusa o PS local “de faltar à verdade”: “soube que o PS local esteve a faltar à verdade dizendo que o PSD nada fez acerca desta matéria, isto não é verdade, é preciso que as pessoas saibam o seguinte, o Governo apresentou este ano o Plano Nacional de Investimentos 2030, nesse plano de investimentos não constava a ligação da autoestrada a Vizela e, foi incluída por sugestão, eventualmente, de alguns partidos, mas de certeza absoluta pelo PSD”.

Em relação à ligação à autoestrada ao concelho de Vizela, o cabeça de lista referiu que “debati com o Presidente de Câmara a forma mais prática de o fazer e, neste caso, mais barata, se sabemos que o grande impedimento é sempre financeiro. Pelo que percebi pela conversa com o presidente de Câmara que a Câmara defende é aquela que negociaram com a Estradas de Portugal, pode ser a melhor como pode não ser, acho que vale nós não fecharmos o dossier, não termos portas fechadas para que a ligação que é uma ambição legítima do concelho de Vizela”.

PUB___