“A população gosta da Festa do Senhor das Cinco Chagas"

A Festa do Senhor das Cinco Chagas, em Infias, realiza-se este fim de semana. Realiza-se no primeiro fim de semana de maio, após o dia 03, e é marcada por uma procissão de velas no sábado à noite e por uma majestosa procissão e pela Profissão de Fé de várias crianças no domingo.

Falámos com Domingos Almeida, presidente da Irmandade do Senhor das Cinco Chagas, que fala em sentimento de responsabilidade partilhado por todos os membros da Irmandade: “Este é o terceiro ano que integro a Irmandade, nos dois anos anteriores era vogal, portanto agora as responsabilidades são maiores”.

Uma festa com longa tradição na freguesia e que Domingos Almeida acredita ser importante para a Infias e as suas gentes. “A aceitação das pessoas da freguesia é muito boa, nos peditórios a gente sente essa aceitação, a população da freguesia gosta e sente esta festa”, disse.

Domingos Almeida enaltece que para a festividade acontecer é preciso a ajuda de todos. Todo o apoio é bem-vindo e espera que a comunidade se junte e participe. Familiares e amigos dos elementos da Irmandade são também chamados a ajudar no que for preciso. “Quanto mais gente melhor, há serviço para todos, posso dizer que a nível de figurantes [para as procissões] se aparecerem 50 pessoas, saem todas. Gostaríamos que estivessem em massa e que o tempo também ajude, que também é importante”.

Questionado sobre a necessidade de obras na Igreja do Senhor das Cinco Chagas, Domingos Almeida reconhece a importância de preservação deste espaço religioso, e confessa que gostaria que a intervenção um dia venha a acontecer. “Precisa de obras e terão de ser feitas, não se pode perder aquele património”, sublinha.

Vamos ao programa. No sábado, dia 04, a abertura, pelas 09h00, será com grupos de bombos, que acompanharão a comissão nos peditórios pela freguesia, e a procissão de velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima, está marcada para as 21h00, com início na Igreja do Senhor das Cinco Chagas e término na Igreja Nova, onde será celebrada uma eucaristia. Ainda nesse primeiro dia, pelas 22h30, haverá uma sessão de fogo de artifício.

Já no domingo, dia 05 de maio, às 09h00, uma salva de morteiros e o desfile da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, desde o Cruzeiro até à Igreja Paroquial, marcam o arranque da programação de domingo. Logo depois, às 09h45, está prevista a concentração desde o início da avenida da Igreja, seguindo os participantes, em procissão, em direção à Igreja.

A eucaristia solene em honra do Senhor das Cinco Chagas, com a celebração da Profissão de Fé, cantada pela Banda de Música de Vizela, terá início às 10h00. Pelas 16h00 vai atuar a Banda de Música, seguindo-se o terço, às 16h30, e a majestosa procissão realiza-se às 17h30, acompanhada pela Fanfarra dos Escuteiros e pela Banda Filarmónica de Vizela.

As festividades terminam às 20h00 com uma sessão de fogo de artifício, de acordo com o programa dado a conhecer pela Irmandade do Senhor das Cinco Chagas.

 

PUB___