O clube da nossa terra a nossa identidade

Zélia Fernandes

2019-11-14

Remate Certeiro


1-Já muito se falou na falta de condições para o trabalho dos atletas, que costuma utilizar o Parque das Termas, para a realização dos seus treinos. Treinadores e atletas têm usado as redes sociais para criticar as condições atuais, num assunto que motiva sempre grande discussão pela divergência na opinião dos cibernautas.  Salomé Rocha, a mais destacada atleta vizelense, atleta olímpica foi a última a fazer menção deste assunto, saindo em defesa dos seus colegas. Para resolver de vez esta situação, o ideal seria existir um equipamento desportivo digno, onde os atletas pudessem treinar. No entanto, sabemos que num concelho jovem como o nosso faltam essa e outras infraestruturas para o desporto, aguardando-se que nos próximos anos, haja disponibilidade financeira da autarquia para que tal suceda.
Enquanto tal não acontece, os atletas terão que se adaptar às condições do Parque das Termas, local que todos sabemos serve de “desenrasque para as situações”. Ainda assim, há situações que podem melhorar e a que os responsáveis terão que estar atentos, como são o caso da iluminação. Sabemos que a iluminação do Parque das Termas não foi projetada para treinos de atletismo, se calhar nem é a suficiente, com todas as lâmpadas operacionais, para a modalidade, mas ainda assim, se tudo funcionar a cem por cento consegue-se trabalhar. Só que na maioria das vezes devido ao vandalismo, com muitas lâmpadas partidas isso não é possível. Uma situação que tem que ser acompanhada e reparada sempre que necessária. Outra situação que tem solução é a abertura do balneário à noite, decerto que será uma situação de fácil resolução, se concertada com os responsáveis dos clubes. Com o esforço de todos, sabemos que não vão existir as condições ideais de trabalho, mas dá para que os atletas continuem a “desenrascar-se”.

2-Já mexe o encontro da Taça de Portugal, em que o FC Vizela vai receber o Benfica, no dia 23 deste mês. Voltam os grandes jogos ao estádio vizelense, onde haverá enchente pela certa e, acredito, que mais lugares houvessem e eles seriam preenchidos, neste jogo. Infelizmente, serão como sempre acontece, mais adeptos do SL Benfica do que do FC Vizela. Sei que mais vizelenses do que o habitual, vão ao estádio, pois este é, sem dúvida, um jogo especial, mas a grande maioria serão adeptos encarnados. Em Vizela, há muitos adeptos do Benfica e como sempre acontece, aquando da visita de um dos “grandes” do futebol português, o coração fica dividido.
Desde o sorteio que este é um assunto que vem à baila em muitas discussões a que tenho assistido. Por isso o meu apelo é para os vizelenses, jovens e menos jovens, mesmo que sejam adeptos do Benfica, que pelo menos neste jogo apoiem o clube da sua terra.  Apesar deste ser um jogo com transmissão em sinal aberto, no Canal 1 da RTP, que vão ao estádio, equipados a rigor, para apoiar o clube que, mesmo não sendo o seu preferido, é o clube do local onde nasceram, onde estão as suas raízes, é o clube da terra, é a sua identidade.  
Acredito que não irá faltar apoio à formação de Álvaro Pacheco que, desta forma, estará mais habilitado a ser um tomba gigantes na prova rainha do futebol português.