Dadores celebraram aniversário com recolha de sangue

Esta quarta-feira, 24 de abril, a Associação dos Dadores de Sangue de Vizela (ADSV) completa 31 anos de existência. Para assinalar a data, ao longo de todo o dia teve lugar uma mega recolha de sangue, na Praça da República. Durante a tarde cantaram-se os parabéns. Gonçalo Castro, vice-presidente da ADSV, salientou o orgulho que a coletividade tem pelas pessoas desta região, porque “respondem sempre às chamadas da associação, seja em que circunstância for”. “Mesmo no tempo da Covid-19 aumentámos o número de colheitas e de sessões e isto diz bem do espírito dos dadores vizelenses”, relembrou.

Esta quarta-feira era um dia especial, daí que o Posto Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação tenha estado estacionado ao longo de todo o dia a receber os dadores. “Estamos satisfeitos com a adesão que tivemos”, salientou Gonçalo Castro, em declarações à Rádio Vizela, apontando a organização de dirigentes e voluntários nas várias sessões de recolha de sangue. “Temos muita gente a ajudar-nos nesta tarefa, porque não é fácil, este ano temos quase 50 colheitas, é quase uma média de uma colheita por semana, já é um bocado difícil”, salientou.

Gonçalo Castro também enalteceu a importância dos jovens na dádiva de sangue. “Temos também muitos dadores jovens, a nossa associação funciona um bocadinho em contraciclo com o panorama nacional,  enquanto ao nível nacional vemos, e na região Sul, que as colheitas estão a diminuir e as faixas etárias do dador estão na fase mais elevada, há cada vez menos jovens a aderir, nós estamos ao contrário, nós cada vez temos mais colheitas e cada vez temos mais jovens, a faixa etária em que temos menos dadores é precisamente a partir dos 60 anos e isto diz bem também do trabalho que temos vindo a fazer de sensibilização dos jovens, e que tem dado bons resultados”, assinalou.

Os parabéns cantaram-se na presença de José Oliveira Júnior, conhecido por Chefe Zeca, sócio fundador e presidente honorário da ADSV. “Fui eu que fundei esta associação, estou aqui com muito gosto a cantar os parabéns”. “Esta é uma causa justa”, destacou o Chefe Zeca, que deixou ainda o apelo para a dádiva de sangue, sobretudo dos jovens. “Venham dar sangue, hoje dão, amanhã recebem”, disse.

As comemorações dos 31 anos da ADSV prosseguem no sábado, dia 27, com a realização da Gala de Aniversário, que vai ter lugar no Auditório Municipal Francisco Ferreira, a partir das 15h30.

PUB___