Vizela Sempre, mas por uma Vizela diferente

Filipe Costa

2017-08-10

Partilhe:


Há cerca de 10 meses fui convidado para colaborar com o projeto político independente Vizela Sempre, liderado pelo Dr. Víctor Hugo Salgado. Este projeto foi -me apresentado como sendo um movimento focado na convergência de ideias, experiências e sobretudo na vontade férrea de que algo tem de mudar em Vizela. Muito do meu trabalho desenvolvido no associativismo passa pelo empoderamento da juventude para participar na vida pública da sua terra. Desta vez, convidavam-me a mim para fazer o mesmo.
Não aceitei logo o convite, ponderei, fiz as perguntas que achei necessárias e que me desassossegavam o espírito, refleti e depois sim, aceitei.
Não me foi prometido nada em troca e apenas pedi a garantia de que este projeto político não se afastasse das reais necessidades dos Vizelenses, os escutasse e soubesse estar à sua altura.
Hoje, já não colaboro simplesmente com o movimento, sou seu apoiante e integro a lista de candidatos à Assembleia Municipal.
Estes 10 meses de trabalho foram um privilégio para mim. Tive a possibilidade de aprofundar o conhecimento com pessoas que dedicaram a sua vida a Vizela, tive a possibilidade de discutir, escutar, estudar e contribuir com a minha visão do mundo para o que acredito serem os melhores caminhos para a nossa comunidade.
Neste percurso tive também a oportunidade de ver o Movimento a crescer, a olhar-se constantemente ao espelho e a clarificar o seu caminho. Chegado ao dia de hoje, é neste movimento que deposito as minhas esperanças para que Vizela possa finalmente encontrar um caminho de desenvolvimento e de sustentabilidade.
Na minha humilde opinião, Vizela precisa de alguém que tenha a vontade e o rasgo político para romper com as inércias que nos trouxeram até aqui. 
Vizela é um concelho onde cerca de 30% da população tem entre os 14 e os 35 anos, ou seja, tem uma população muito jovem, com todos os seus sonhos e anseios à espera de serem cumpridos. Precisamos de ter a ousadia política de transformar estes sonhos e anseios em realidade.
 Vizela é um Concelho geograficamente pequeno, está inserido no meio de concelhos grandes, dinâmicos e com grande capacidade para captar financiamentos. Vizela precisa de alguém com a ambição política para entrar nesta competição de captação de investimento.
Vizela precisa de aprofundar a sua coesão social, económica e cultural. Alguém que saiba erguer pontes prolíficas entre as pessoas, as empresas e as associações e organizações do concelho. 
Vizela precisa de alguém com a capacidade de trabalho e a audácia suficientes para implementar reformas profundas numa estrutura municipal que se encontra ensarilhada nas suas próprias contradições. Vizela precisa de alguém que tenha uma visão clara e mobilizadora sobre qual o rumo que queremos tomar como comunidade. Ao longo destes 10 meses descobri estas características dentro do Movimento Vizela Sempre e sobretudo na pessoa do Dr. Victor Hugo Salgado. 
A democracia não é um sistema perfeito mas é o mais perfeito que existe para garantirmos as nossas liberdades. Quem decide envolver-se na vida pública da sua comunidade é por si só um vencedor. Mesmo que os votos não sejam suficientes, ganhamos sempre o direito ao escrutínio sobre as ações daqueles que decidem sobre o caminho a seguir. A política não é uma zona de conforto, expomo-nos pelo bem comum. É por este bem maior que me proponho a discutir propostas e me recuso a discutir ruídos pouco subtis que não contribuam para o bem comum.
Movo-me por este Concelho, movo-me pelo projeto em que acredito, movo-me por Vizela e por Vizela Sempre.