Remate Certeiro

Zélia Fernandes

2018-09-27

Partilhe:

Crónica de 27 de setembro


1 - Neste edição vou centrar-me nas modalidades, pois como costumo dizer muitas vezes, nem só de futebol vive o desporto vizelense. E temos motivos para estar satisfeitos e dar os parabéns a algumas associações, pelo alcance de mais alguns títulos, quer nacionais, quer distritais, no passado fim de semana. A AMAS Vizela voltou a surpreender-nos de forma positiva, pois apesar da sua tenra idade é das associações vizelenses que vai somando mais títulos nacionais e também várias presenças no pódio, pois quase todos os atletas se destacam, aquando da realização das provas, quer regionais, quer nacionais, como foi agora o caso. 
Chegou ao final mais uma edição do Campeonato de Esperanças Slalom e depois de todas as contas feitas, com o somatório das três jornadas realizadas, esta foi mais uma época de sucesso para o grupo vizelense. Há quatro títulos nacionais e destacar  os alcançados por Miguel Vieira e Tiago Alves, dois para cada atleta, nos escalões de Cadetes e Infantis Masculinos, respetivamente. 
São sucessos que se repetem e, apesar da sua juventude, são já certezas da canoagem nacional. Um sucesso que deve ser repartido pela classe diretiva e pelos treinadores da associação, destacando-se entre todos os elementos, o persistente presidente Ivo Ferreira, assim como os empenhados treinadores Cirilo Freitas e Geraldo Veiga. 
São apenas três rostos, entre um grupo que tem contornado todas as dificuldades, nomeadamente pelas condições do Rio Vizela, têm formado campeões, mas também puxado para Vizela a realização de provas nacionais, que têm decorrido com sucesso e com a presença de muitos participantes. 
Também o ténis de mesa do Desportivo Jorge Antunes continua a dar que falar e o jovem João Picos voltou a sagrar-se vice-campeão distrital. A modalidade mudou de clube, mas mantêm-se os bons resultados e as expetativas em continuar a ganhar pontos, tenho em vista uma presença com maior sucesso nas provas nacionais da modalidade. 

2 - Vizela prepara-se para receber um fim de semana de ambiente de ralis, com a iniciativa denominada Vizela Motor Festival. São dois dias que prometem muita adrenalina, muita emoção própria desta modalidade, que é quase sempre garantia de casa cheia, como de resto tem sido em anos anteriores. Uma iniciativa que este ano promete muitas novidades, com as corridas a afastarem-se um pouco do centro da cidade para se situarem no Garrafinha e no Poço Quente, onde estou certa se vão deslocar os verdadeiros amantes dos ralis. No centro da cidade vai viver-se também o verdadeiro ambiente dos ralis, pois a Praça da República funcionará como parque fechado para os carros participantes, enquanto todas as iniciativas, associadas a este Vizela Motor Festival, ou seja as provas de Trial, Karting, exibição de Drift, que decorrerão no Fórum Vizela e a exposição de automóveis clássicos e de velocidade, que terá como palco o Jardim Manuel Faria, serão também realizadas perto de todos os vizelenses.  Acredito que esta será uma iniciativa com muitos espetadores, pois o norte do país é conhecido pelo seu gosto pelo desporto motorizado, vizelenses e visitantes vão por isso fazer a festa. 

Remate Certeiro

Zélia Fernandes

2018-12-20

Partilhe:

Crónica de 20 de Dezembro


1- O final do ano civil de 2018, não quer dizer muito aos clubes, no que a balanços diz respeito, pois a maioria cinge-se pelas épocas desportivas, que ainda nem chegaram a meio. No futebol e para os que podem, o final do ano significa por vezes o reforço do plantel, com as transferências do mercado de inverno ou por outro lado, um encaixe financeiro, pela venda de atletas, que têm sobressaído, nos últimos meses, despertam por isso a cobiça de outros que podem ganhar com isso, uma promoção para um clube de dimensão superior. 
Ainda assim, fruto da paragem nas provas, para o gozo das festividades natalícias, há quase como que, obrigatoriamente, uma introspeção interna para avaliar se os objetivos internos, definidos por cada clube e associação, até ao final do ano, foram ou não alcançados. 
Esta foi de resto, a situação, que foi salientada por Rui Amorim, o treinador da formação Sénior do FC Vizela. No final do último encontro de 2018, no último domingo com o Trofense, o técnico revelou que internamente o grupo está satisfeito, referindo até “como não poderia estar satisfeito, com a presença no primeiro lugar, como mais sete pontos, que o segundo? Ou seja até aqui tudo bem. 
Tudo a correr bem também para os Juniores do FC Vizela, que estão pertíssimo de assegurar a presença no play Off de Promoção à I Divisão Nacional. Sendo que o primeiro objetivo está assim, quase alcançado. 
Em jeito de balanço, em relação às equipas que acompanhamos, o Moreirense só tem motivos para estar satisfeito, pois está a realizar a melhor época de sempre, desde que está na Liga Portuguesa. Ainda no futebol Sénior, CCD de Santa Eulália e S. Paio, a cumprirem as suas expetativas, tal como as equipas do futebol popular. O mesmo sucede com o futsal, no Desportivo Jorge Antunes, assim também, como todas as outras modalidades do clube.
De resto todas as coletividades vizelenses vão desenvolvendo as suas atividades, a maioria com grande sucesso, tendo como reflexo do seu trabalho vários títulos nacionais e internacionais conquistados no ano que está a caminhar para o final.  
Num concelho pequeno como é o de Vizela e tendo em conta as fracas condições de trabalho (que vão melhorando), por falta de infraestruturas desportivas, os nossos atletas operaram verdadeiros milagres que assim continuem em 2019.

2-O Natal tem a particularidade de trazer à tona o que de melhor há nas pessoas. Cresce a vontade de ajudar e partilhar, assim como todos ficam mais sensíveis à infelicidade e desgraça alheia. No Desporto passa-se precisamente a mesma coisa, e temos assistido nos últimos dias a gestos bonitos, de equipas que recolhem alimentos e agasalhos para os mais desfavorecidos. Também tem sido bonita a união em torno de Nuno Pinto, jogador do Vitória de Setúbal, que foi obrigado a parar a carreira de futebolista, depois de lhe sido diagnosticado um linfoma. Que depois do Natal perdure este espirito solidário, que o desporto seja também um meio de levar apoio e ajuda a quem necessita. 

Festas Felizes para todos são os votos dos elementos que compõem o Departamento Desportivo da Rádio Vizela e RVJornal.