Remate Certeiro 31.10.2019

Hélder Freitas

2019-10-31


Para esta eliminatória da Taça de Portugal (dezasseis avos – joga-se a passagem aos oitavos) quer Vizela, quer Moreirense, poderiam aspirar a duas situações: ou esperar por uma equipa teoricamente mais fraca para poderem avançar ainda mais na prova ou sonhar (mais para o Vizela) com uma equipa grande. Tal e qual o que aconteceu no sorteio desta segunda-feira.

O Moreirense vai receber o Mafra, do segundo escalão, e tem tudo para seguir em frente até porque estará acautelado pelas eliminatórias anteriores que já deixaram pelo caminho sete clubes do principal escalão do futebol português. Depois da inédita conquista da Taça da Liga seria um feito assinalável se o Moreirense pudesse chegar à final da competição. É um caminho que não será em circunstância alguma fácil, mas dependendo dos ditames do sorteio, também não é impossível.

Já o Vizela foi bafejado pela sorte no que diz respeito ao adversário que lhe calhou em sorte. Primeiro porque o adversário vai dar outro tipo de visibilidade à equipa, segundo porque a receita será sempre interessante e terceiro porque, jogando em casa, acredito que a equipa do Vizela, também atendendo aquilo que é o momento das duas equipas, pode ter uma palavra a dizer. Quanto ao aparecer nos jornais e nas televisões penso que já não restam dúvidas de que tal irá acontecer porque o campeão nacional traz atrás de si uma aura de mediatismo que não tem grande comparação e isso já ninguém tira à equipa de Álvaro Pacheco.

Agora em termos desportivos e por ser um jogo “perdido” à partida (a responsabilidade do Vizela está a anos luz das águias) pode claramente jogar a favor do FC Vizela; os jogadores podem transcender-se, vão estar híper motivados, estão num nível muitíssimo bom – confirmado pelo belíssimo jogo diante do Casa Pia e defrontam uma equipa que, jogando num patamar bem diferenciado, ainda não se encontrou verdadeiramente esta época. Sinceramente acho que o jogo pode ser muito mais equilibrado do que aquilo que à primeira vista poderia ser aquando do sorteio. E se o Alverca eliminou o Sporting e se o Sintra eliminou o Vitória de Guimarães, porque raio é que não podemos pensar que o Vizela pode eliminar o Benfica?

Deixem-nos sonhar como diria o outro. Ou então deixem-nos gozar, desfrutar e apreciar o momento porque para muitos pode muito bem ser o ponto alto de uma carreira.