Remate Certeiro 03.01.2019

Hélder Freitas

2019-01-03

Partilhe:


Em época de votos de bom ano, no rescaldo da época natalícia em que o espírito consumista por vezes retira-nos da abertura à dádiva, da compreensão, da tolerância, do ser bom… Gostava de aqui registar três momentos altamente positivos que retive neste período, no que ao desporto em geral diz respeito. Curiosamente, três situações que ocorreram com o fenómeno futebol, mas que poderiam muito bem ter acontecido em qualquer desporto. Essencialmente registá-los porque a génese do desporto, para além do elemento competitividade, deve reger-se pela solidariedade, espirito de entreajuda, camaradagem e amizade.

1 – O internacional português Pepe rescindiu contrato com o Besiktas e dizem elementos chegados ao clube que o jogador, para além de receber “apenas” até ao último dia em que trabalhou – prescindiu dos direitos até ao final do contrato - pagou a funcionários do clube com salários em atraso (cozinheiras, tratadores da relva e demais colaboradores) que pelas dificuldades financeiras que o clube turco atravessa, já não recebiam há alguns meses. Atitude humana de alguém que muitas vezes não ficou conhecido pelos melhores motivos dentro de relvado.
2 – Dentro do contexto das atitudes positivas, o Famalicão foi jogar a Coimbra a uma hora um tanto ou quanto imprópria para os seus adeptos viajarem, pois o jogo realizou-se à hora de jantar, com a agravante de terem de fazer cerca de hora e meia de viagem pelo caminho…. No intervalo e perante o espanto de todos os que assistiam, a direcção famalicense entregou pizza pelos adeptos que assistiam ao jogo para que estes não ficassem sem uma refeição, num momento que dispensaram para apoiar o seu clube. Atitude louvável.

3 – Por último mas não menos notório, o Desportivo de Alvito apresentou a sua equipa de futebol sete em Aljustrel para um jogo relativo ao Campeonato Distrital de Beja diante do Mineiro Aljustrelense com apenas seis jogadores. O adversário teve a hombridade de disputar o encontro somente com seis elementos numa atitude notável num escalão em que, mais do que nenhum outro, tem de se passar os melhores valores, não para uma carreira de jogador, mas para a vida. Atitude apreciável.

Posto isto, os três exemplos acima, servem para justificar que o desporto não pode nem deve ser em momento algum fanatismo ou ideal exacerbado. Devem seguir-se os registos acima para que possamos ter um futuro com gente cheia de valores positivos para transmitir.