Remate Certeiro 02.08.2018

Manuel Marques

2018-08-02

Partilhe:


SÉRGIO CAPELA, falecido no dia 08 de Dezembro de 1988, foi considerado por muitos o melhor dirigente de sempre do Futebol Clube de Vizela. 

A sua importância foi tanta que perto de 30 anos depois do seu passamento, os mais jovens, que nem sequer o conheceram pessoalmente, ainda o recordam e homenageiam, como aconteceu naquele que foi o momento mais alto da última Gala de Desporto da Câmara Municipal de Vizela. No Estádio existe uma sala com o seu nome gravado na parede. 

Capela era um lutador destemido não só no desporto (também foi jogador de hóquei e internacional de minigolfe), como noutras áreas, inclusive contra uma doença contra a qual lutou vários anos, até mais não ser possível. 

Fui com ele, no seu carro (um mini), a uma manifestação ao Governo Civil de Braga pela criação do concelho de Vizela. À falta da rodovia em Guimarães tivemos de passar pelo Toural onde havia grupos organizados contra-Vizela. Nunca mais esqueci a coragem de Sérgio Capela a enfrentar toda aquela oposição. 
E eu com ele. E seguimos caminho apenas insultados. 
Sérgio Capela sabia o quanto a luta de Vizela era importante para a sua terra e para as Coletividades em geral, inclusive o clube que mais amava. 

Foi nele que pensei quando na sexta-feira vi desfilar o plantel do FC Vizela numa passerelle montada (e custeada pela Câmara Municipal pela qual tanto lutou), na Praça do Município e em frente aos Paços do Concelho com jogadores e treinadores ostentando nas camisolas o sponsor VIZELA SEGREDOS DE UM VALE também este de cariz municipalista.
 
Sérgio Capela, como muitos outros, não chegou, infelizmente, a ver nascer o 19 de Março de 1998 dia da vitória de Vizela e do seu Vizela. Mas só pode estar feliz caso nos esteja a ver. E sexta-feira foi um dia feliz para os sócios e adeptos vizelenses. 

Sérgio Capela e muitos outros que já partiram serão de forma abrangente recordados este fim de semana nas comemorações dos 36 anos do 05 de Agosto de 82, naquela que foi a maior luta popular sobre a criação de um Município ao nível mundial. 

Sinto saudades enormes de muitas pessoas.