O Reencontro com a Natureza

José João Ferreira

2020-03-26

Partilhe:


Victor Hugo (escritor) tem pelo menos três boas frases de pensamento: “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais”, “É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve” e “A proteção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos”.  Vivemos tempos difíceis que vão evidenciar aqueles que perante os problemas encontram soluções. E se analisarmos que estas frases foram escritas no século passado, percebemos a distância que nos encontramos ao olhar para a nossa realidade. É na natureza que podemos mergulhar a fundo e perceber também a sua capacidade de enfrentar os problemas que temos criado ao longo dos anos. Estamos numa altura de mudança e de transformação social devido a uma doença que nos afeta e que não irá passar tão cedo. Os parques, as ribeirinhas, as florestas têm sido nos dias de hoje o escape de muitas pessoas porque as cidades ficaram desertas.
Ora é neste “reencontro com a natureza” que devemos projetar o nosso futuro. Usar e não sujar, fica desde já o alerta. As cidades pararam e deixam nos próximos tempos as espécies ocupar um lugar que temos roubado diariamente. Já pensou em ter um ninho para aves em casa? Já pensou há quanto tempo não planta uma árvore? Já pensou qual é o seu comportamento habitual quando vê um insecto ou um “bicho escuro”?
Mas se as correntes de pensamento e a maioria dos decisores políticos ainda estão mergulhados na crise de saúde, vemos também exemplos notáveis que têm sido feitos cá bem perto de nós, em Lousada, e que vão continuar a dar frutos a longo prazo. Não me recordo se alguma vez dei os parabéns com a carga de sentimento que estes Parabéns têm a um político ou a uma equipa política. Mas quero expressar os meus Parabéns à presidência e vereadores da Câmara Municipal de Lousada pelo extraordinário trabalho ambiental que têm realizado nos últimos anos. Trabalho de partilha, de envolvimento e que fazem brilhar muitos rostos. Pedro Machado, Manuel Nunes, Milene Matos, João Gonçalo, Mariana Cardoso, Rafael Marques, Diego Alves, Daniela Barbosa, Luís Cunha, Ernesto Gonçalves, Pedro Sá, Ana Maria Pereira, André Couto e ainda os técnicos municipais que dão apoio a esta equipa maravilha.
E é um orgulho quando entramos no site do município e encontramos a Carta Ambiental do Concelho onde lemos que se “pretende vencer, à escala local, o desafio de legar às futuras gerações de Lousadenses a maior de todos as benfeitorias públicas: a coexistência sustentável entre o progresso económico e a qualidade do ambiente que as suporta”.
Se este artigo surge após o documentário "Lousada. Reencontro com a Natureza” da autoria de Joaquim Pedro Ferreira, Manuel Nunes, Milene Matos e a realização de Pedro Miguel Ferreira, que durou cerca de 18 meses e mais de 800 horas de filmagens, é porque ficou clara para todos a mensagem de valorização da natureza. Julgo que ninguém ficou indiferente ao ver a Vaca-Loura, ou as Águias, os sardões, as Raposas, a Gineta e tantas outras aves que também habitam em Vizela.
Por cá, através do projeto “Vizela Vale Encantado”, um grupo de amigos tem construído uma comunicação ambiental que pretende influenciar o maior número de pessoas, ultrapassar barreiras e atingir resultados significativos. Sabemos que sem um investimento maior vamos demorar mais tempo a atingir os resultados mas chegaremos lá com o estímulo de projetos e parceiros como temos em Lousada.
Parabéns Lousada, Parabéns Lousadenses pela aposta vencedora.