O futebol que faz rir e chorar

Zélia Fernandes

2019-05-16

Partilhe:


1-Chegámos aquela fase temporada em que surgem as decisões, os campeões, as subidas e descidas de divisão, ou apenas o cumprir dos objetivos, com o alcance da manutenção. Cada clube ou equipa tem a sua realidade e as suas metas, sabendo-se, no entanto, que independentemente das suas capacidades, os seus associados e adeptos só querem uma coisa, vencer. Por isso, é comum nesta altura assistirmos a cenas poucos comuns, de uns que fazem tudo, para dar largas à sua alegria, enquanto outros choram, tal criança, por um título falhado, ou por uma descida de divisão. É assim em quase todos os desportos, sobretudo no futebol, desporto que move paixões e emoções, por vezes irracionais e que anulam, todas as condições sociais, pois na hora da alegria e da tristeza todos os que gostam do desporto rei, se tornam iguais. É já este fim de semana que vamos assistir a casos destes, com a conclusão de mais uma edição da Liga Portuguesa, onde há ainda as questões do título e da despromoção em aberto. Como diz o povo, que ganhe o melhor e que a festa seja apenas festa e não mais que isso. Sei, antes de partir para esta derradeira jornada, que aconteça o que acontecer há um clube vencedor, o Moreirense, com a realização da melhor temporada de sempre. O clube ficará em quinto ou sexto, sabendo-se que se alcançar o quinto posto, não irá à Europa, por decisão da direção da coletividade. Ainda assim, o Moreirense é claramente um clube vencedor, na temporada que termina este fim de semana. 
2-Enquanto que os Seniores se preparam para o Play Off de Promoção à II Liga Portuguesa, que arranca a 25 deste mês, os Juniores do FC Vizela festejaram no último sábado o regresso ao Campeonato da 1ª Divisão Nacional. Nos últimos anos, sob a alçada da SAD, o clube tem tentado esta subida, ficou perto a época passada, e no sábado atingiu-se este objetivo, voltando ao convívio dos grandes, o que tornará esta equipa muito mais competitiva, com jogadores mais e melhor preparados, para uma inclusão na equipa principal de Seniores. Esta é uma nota positiva para Formação do FC Vizela, que está de parabéns pelo título distrital de juvenis, conseguida pela formação B, deste escalão. No entanto, lamenta-se por outro lado, que ainda não fosse esta época, que Juvenis e Iniciados A conseguissem o regresso aos Campeonatos Nacionais, pelo contrário a equipa de Iniciados, está até em risco de descer de divisão. Esperámos por melhores “fornadas”, pois era de primordial importância, ter as três equipas nos Campeonatos Nacionais, como já aconteceu em anos não muito distantes. 
3- O FC Vilarinho fez história ao conquistar a Taça AF Braga no último fim de semana. Apesar de não pertencer ao concelho de Vizela, trata-se de um clube vizinho, por quem os vizelenses nutrem um carinho especial, por onde muitos já passaram, e por isso estou certa, que tal como eu ficaram satisfeitos por esta conquista, que levará o clube a participar na Taça de Portugal, na próxima temporada. Decerto que será outro momento único, para esta associação, bem liderada por Edmundo Costa e pelo treinador Marcos Nunes, obreiros desta conquista.