O Ano 2017 e os Bombeiros

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-01-04

Partilhe:


Mais uma página que se vira, de um livro que não se fecha, onde guardamos todos os momentos e memórias. E para a história da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, terminado o ano 2017 e, em forma de balanço deste que foi um ano emblemático para os Bombeiros de Vizela. Descrevemos como um dos anos mais marcantes. O facto da Associação de Bombeiros comemorar os 140 anos de vida, de serem contemplados com a requalificação da parada, do Museu, da apresentação de uma nova viatura pesada de combate aos incêndios florestais e a distinção ao mais alto nível da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) com a condecoração de crachá de ouro, ao ex-presidente da direção Sr. João Ilídio Costa. Ainda no decorrer do ano, a 17 de junho a Tomada de Posse do novo comandante do corpo de Bombeiros, que, ficará para a história como o 11º comandante da R.A.H. de Bombeiros Voluntários de Vizela, até então, Subchefe Paulo Félix. A nível nacional, inevitavelmente as tragédias dos incêndios florestais que assombraram o país, ceifando vidas e bens num dos verões mais quentes e prolongados, tendo associado os níveis baixos da humidade relativa e os ventos fortes que se fizeram sentir. Dado ao número de ocorrências ter disparado de forma substancial, durante a fase Charlie, mas sobretudo no dia 17 de junho e no dia 15 de outubro. Os Bombeiros Voluntários de Vizela estiveram empenhados em vários teatros de operações no  distrito, quase que diariamente, sendo solicitados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS), também para outros distritos tais como, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Guarda e Viseu, onde por catorze vezes e por diversos pontos do país com períodos de cinco e seis dias por cada ocorrência sem nunca esmorecer.
O ano de 2017 para os Bombeiros de Portugal também ficou marcado pelo 43º congresso da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), realizado no mês de outubro no distrito de Braga, sendo os responsáveis pelo evento os Bombeiros Voluntários de Fafe, Associação anfitriã, os Bombeiros Vizelenses estiveram presentes nos três dias acompanhando o decorrer dos trabalhos, e de forma ativa na votação para a eleição dos novos dirigentes da (LBP) saindo, a lista B, a grande vencedora. Assim, renovou e reforçou a liderança, o presidente, Comandante Jaime Marta Soares. No encerramento do congresso depois da presença do primeiro-ministro António Costa decorreu o desfile apeado e motorizado integrando todos os corpos de Bombeiros do distrito, em que, Vizela se fez representar com 35 Bombeiros e três veículos. Já na reta final e como tradição foi a realização do Natal do Bombeiro com a distribuição do Bodo de Natal e a confraternização na Ceia de Natal que este ano juntou à mesa cerca de 270 pessoas entre bombeiros, diretores, comissões de auxílio e convidados. O ano terminou com os festejos de passagem de ano, com a sirene dos Bombeiros e os veículos de emergência a tocar à meia-noite. 
O brinde de ano novo aconteceu no quartel pelas 10 horas do dia 1 de janeiro, onde se brindou ao novo ano e se manifestaram, os votos e os desejos para este novo ano, que desejamos ser o melhor para todos.

Atividade operacional da semana de 26 de dezembro a 01 de Janeiro
Os Bombeiros Voluntários de Vizela, assistiram a 3 acidentes, 57 assistências em saúde, 3 apoios às autoridades, 6 ocorrências de trauma, 2 prevenções, 2 aberturas de porta s/socorro, 2 limpezas de  via e 1 desentupimento. No total foram transportadas 57 pessoas em socorro.