O 1º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela

Bombeiros Voluntários de Vizela

2017-10-12

Partilhe:


O primeiro comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela foi o cidadão vizelense de nome Armindo Pereira da Costa.
Nasceu na Lameira, freguesia de São Miguel das Caldas, a 11 de dezembro de 1854, filho de Francisco Pereira da Costa e Miquelina Rosa da Silva, comerciantes.

Concluiu o ensino primário e começou de imediato a trabalhar na tabacaria do pai. Em 1877, e com apenas 23 anos de idade, assume a função de encarregado do posto de correios da povoação. 
Nessa altura, este jovem, revelou-se um paladino da formação da companhia dos bombeiros voluntários de Vizela, integrando a esforçada Comissão Instaladora, acompanhando a compra de material de combate a incêndios. Teve um papel preponderante no treino e organização do corpo de bombeiros de Vizela, sendo com toda a naturalidade, o primeiro comandante desta corporação, função que exerceu durante 22 anos, desde 1877 a 1899, ano em que emigrou para o Brasil, à procura de novas oportunidades. 
Regressou a Vizela em 1910, por motivos de saúde, acabando por falecer a 17 de novembro de 1917, com 63 anos.

Armindo Pereira da Costa foi, entre 1913 e 1916, cronista dos jornais portuenses “O Primeiro de Janeiro” e “O Comércio do Porto”. Foi, também, fundador do jornal “Avisella”.
Mesmo emigrado no Brasil, nunca deixou de colaborar com os seus bombeiros, visto que enviava todos os meses um donativo para a corporação vizelense. Foi, sem dúvida, um homem que marcou a história dos Bombeiros Voluntários de Vizela, sempre demonstrando um verdadeiro altruísmo e abnegação.

Atividade Operacional - semana de 3 a 9 de outubro:

Os Bombeiros Voluntários de Vizela assistiram a 1 atropelamento, 50 doenças súbitas, 20 ocorrências de trauma, 2 intoxicação, 12 incêndios florestais, 2 incêndios em habitações, 1 incêndio industrial, 1 incêndio numa habitação devoluta, 3 patrulhamentos florestais, 2 apoio às autoridades e 1 limpezas de via. No total, foram transportadas 76 pessoas em socorro.

Participe neste fórum (com questões e sugestões) através do endereço de correio eletrónico comunicacao@bvvizela.pt.