Hidratação

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-07-12

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A água, fonte de vida, indispensável para a manutenção das funções mais básicas do nosso corpo, assume-se como o principal componente do mesmo (representando de facto cerca de 60% da nossa massa corporal). 
Estando obviamente presente em praticamente todas as funções fisiológicas do nosso organismo, a água destaca-se nas seguintes funções:
Manutenção e Controlo da Temperatura Corporal; Manutenção da função Renal (Eliminação de resíduos tóxicos pela urina); Manutenção do Trânsito Intestinal; Protecção de órgãos e tecidos sensíveis; Manutenção do Volume Sanguíneo / transporte de oxigénio e nutrientes às células; Manutenção do equilíbrio electrolítico (Sais Minerais).
Daí a importância de reforçar a necessidade de se beber água de forma regular ao longo do dia, repondo os níveis de hidratação considerados normais evitando desta forma a Desidratação (falta de agua). Para termos uma estimativa mais concreta, um adulto normal com 70kg, os valores de referência de ingestão de água indicam que deve ser consumida por dia entre 1,5L a 2L de água, para reposição total destes níveis de hidratação. Estes valores variam conforme vários factores externos, que podem exigir um maior consumo de água tais como:
Temperatura do meio ambiente (se for elevada, exige maior consumo de agua); Prática de actividade física (exige no mínimo 3L diários);
O consumo de água também pode ser influenciado por factores fisiológicos e doenças crónicas tais como: Febre Elevada; Vómitos; Diarreia; Diabetes (vontade de urinar frequentemente);
Hipersudorese (suor excessivo), entre outras doenças. A desidratação em situações graves e extremas pode levar à morte. Os sintomas mais recorrentes e que permitem identificar esta condição são: Sede; Fadiga (cansaço); Cãibras e Dores Musculares; Vertigens/Tonturas; Náuseas/ Vómitos; Alterações Visuais e Auditivas; Perda de consciência; Taquicardia (aumento da frequência cardíaca); Convulsões; Baixa Pressão Arterial.
Conselhos Úteis à População
Uma vez que estamos próximos da peregrinação do S. Bento da Peras, e como habitualmente há uma enorme afluência de fiéis peregrinos ao santuário do monte do S.Bento, deixamos algumas recomendações: Possuir uma garrafa de água fresca, evitar bebidas açucaradas ou com álcool; Ingerir alimentos ricos em água antes e após a peregrinação. Frutas, legumes e sopa são boas opções; Evite deslocar-se durante as horas maior calor (11h-16h), procure fazê-lo nas primeiras horas da manhã, ou então para o final da tarde; Usar chapéu, calçado e roupa confortável e transpirável de forma a facilitar a saída da temperatura corporal; Levar telemóvel para contactar o 112 se necessitar de apoio diferenciado. Atividade operacional - semana de 3 a 9 de julho de 2018
Os bombeiros de Vizela assistiram a 67 situações de doenças súbitas, 9 ocorrências de trauma, 3 acidentes, 1 apoio às autoridades, 1 resgate animal, 1 prevenção. No total, foram transportadas 82 pessoas em socorro.
Participe neste fórum (com questões e sugestões) através do endereço de correio eletrónico comunicacao@bvvizela.pt.