Eduardo da Silva Pereira

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-04-05

Partilhe:


Na edição desta semana, iremos referenciar mais um cidadão que, para além de ter entregue grande parte da sua vida ao voluntariado, fez ainda parte do quadro de comando da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, com o cargo de 2º comandante.
O cidadão Eduardo da Silva Pereira nasceu a 27 de Junho de 1907, sendo natural da freguesia de Vitória, concelho e distrito do Porto. 
Decorria o dia 20 de Setembro de 1932, com a idade de 25 anos, que se alistou na Real Associação Humanitária dos Bombeiros de Voluntários de Vizela, dando assim o início à caminhada de entrega ao voluntariado, nomeadamente nos bombeiros. 
Na sua carreira de bombeiro foi promovido ao posto de Bombeiro de 3ª classe a 21 de Setembro de 1934. A promoção ao posto de Bombeiro de 2ª classe aconteceu a 21 de Junho de 1941, sendo que volvidos quase nove anos, a 14 de Maio de 1950 ocorre a sua promoção a Bombeiro de 1ª classe. Contudo, a sua categoria de bombeiro não ficou por aqui visto que foi promovido, com distinção ao posto de Sub – Chefe a 15 de Novembro de 1958, posto que ocupou perto de 20 anos, dado que a 10 de Maio de 1978 foi promovido a Chefe. 
O bombeiro Eduardo Pereira da Silva foi demonstrando ao longo da carreira de bombeiro, um sentido de disponibilidade e de responsabilidade para com os bombeiros. Era lhe reconhecida a eficiência nos serviços, bem como a disciplina que pautava no decorrer dos mesmos. 
Assim sendo e, por este perfil que lhe era conhecido foi graduado a 2º comandante a 8 de Maio de 1986, cargo esse que ocupou, operacionalmente até 31 de Dezembro de 1990, altura em que aconteceu a sua passagem ao quadro de honra. Como anteriormente referido, Eduardo da Silva Pereira era um bombeiro com muita disponibilidade e assiduidade, sendo comprovado entre os anos de 1941 a 1957, que obteve nove primeiros lugares, 5 segundos lugares e 3 terceiros lugares no que diz respeito ao número de serviços prestados anualmente. 
Como reconhecimento a esta assiduidade foi condecorado com a Medalha de Ouro da Associação em 1950 e a Medalha de Cobre de Bons Serviços em 1955. 
Nomeado em Assembleia Geral da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, a 11 de Fevereiro de 1951, como Sócio – Honorário.
Elemento presente na tômbola dos bombeiros.
Pela sua dedicação ao associativismo foi atribuído o seu nome a uma rua, na freguesia de São Miguel.
Faleceu a 21 de Outubro de 1999.

Atividade operacional - semana de 27 de março a 3 de abril de 2018
Os bombeiros de Vizela assistiram a 65 situações de doenças súbitas, 11 ocorrências de trauma, quatro acidentes de viação, um resgate de animal, uma limpeza de via, uma queda de estruturas, um incêndio urbano e uma abertura de porta sem socorro, uma prevenção. No total, foram transportadas 82 pessoas em socorro.
Participe neste fórum (com questões e sugestões) através do endereço comunicacao@bvvizela.pt.