Editorial 20 de fevereiro de 2020

Fátima Anjos

2020-02-20

Partilhe:


Será a 14 de março que terá lugar a 7ª Gala Rádio Vizela. Já não será novidade para a maioria. Momento de homenagearmos aqueles que se têm distinguido nas mais variadas vertentes da sua vida pessoal e profissional mas também de oferecermos à cidade e aos vizelenses a festa que estes merecem pelo carinho que manifestam diariamente para com esta Cooperativa. Os nossos ouvintes e leitores são a razão da nossa existência.

Será também momento de, mais uma vez, nos aliarmos a uma Causa Social, porque aquela também pode ser uma Noite de Solidariedade e de União da comunidade em prol de um bem comum. Este ano, damos a conhecer o novo projeto do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, que está a braços com a requalificação do seu Centro Comunitário tendo em vista a criação de 30 novos lugares de Centro de Dia e que virá ampliar a resposta já existente, em Santa Eulália, nomeadamente o Casal do Telhado – Complexo Social Alargado.

Em causa não está uma valência que servirá apenas a freguesia eulalense mas toda uma região e, principalmente, as famílias que, em aflição, procuram um local e uma equipa profissionalizada que possam acolher os seus “queridos progenitores”, nas horas em que estes não podem largar os seus trabalhos, sob pena de colocarem em causa o sustento dos seus lares.
Padre Lemos é o mentor do projeto e, ao RVJornal, falou, com emoção, dos pedidos de socorro que a instituição recebe a cada instante, para não falar da lista de espera que detêm em relação ao Lar de Idosos. Mesmo não se sentindo preparado para agarrar um projeto da dimensão financeira do do Casal do Telhado, não deixou de ter a coragem de pensar em conferir ao Centro Comunitário uma maior utilidade, com a aposta num novo Centro de Dia.
Mas não podemos permitir que o pároco de Santa Eulália faça desta luta um caminho solitário. Podemos e devemos estar ao seu lado, porque, não tenham dúvidas, é para a velhice que caminhamos. E se no futuro não houver instituições como a do Centro Social e Paroquial de Eulália, muito mau será para todos!

Sabemos que o dinheiro não abunda na carteira da maioria de nós mas também que um bocadinho de cada um pode, em conjunto, fazer a diferença. E porque tudo começa num gesto de amor, poderemos fazer a diferença ao participarmos na 7ª Gala Rádio Vizela.

Assim, esperamos, e não faltam razões para que possa estar presente. Aliás, esta semana, anunciamos a presença do comediante português Hugo Sousa, ou seja, a animação estará garantida.

Tal como estará já este domingo, em mais uma edição do Concurso de Máscaras da Rádio Vizela e que lugar na Praça do Município, a partir das 14h30. Juntos faremos acontecer Carnaval no centro da cidade e as protagonistas serão mesmo as nossas crianças.

Bom fim de semana!