Editorial 10 de Agosto de 2017

Fátima Anjos

2017-08-10

Partilhe:


(1) Eleições Autárquicas
O início desta última semana foi de muito significado para o concelho de Vizela pelo facto de terem sido apresentadas as listas das diferentes forças políticas que irão a votos nas Eleições Autárquicas de 01 de outubro. São agora conhecidos os nomes daqueles que integram as diferentes candidaturas, o que ganha especial destaque quando em causa estão eleições para o poder local, porque todos sabemos que nas Autárquicas, em mais do qualquer outro ato eleitoral, pesam mais as pessoas do que muitas vezes as siglas dos partidos.

De destacar também pela positiva o aparecimento recente das candidaturas do Bloco de Esquerda. E porquê? Porque deve ser valorizada a pluralidade de opiniões como fonte enriquecedora do debate político, o que será fundamental para que cada um de nós possa tomar uma decisão em consciência em relação àquilo que poderá ser melhor para a nossa terra.

Agora que são conhecidos os candidatos, seguir-se-á a fase mais importante de todas, a da apresentação dos manifestos eleitorais. E aqui todos terão que ser muitos sérios. Não bastará apresentar medidas, será obrigatório dizer como as mesmas serão executadas. Não podemos esquecer que apesar de Vizela se ter visto livre do Plano de Ajustamento Financeiro, associado à adesão do Programa de Apoio à Economia Local, isso resultou de uma Operação de Substituição de Dívida, o que quer dizer que o Município tem durante cerca de 16 anos compromissos com a banca que terá de cumprir, o que implicará uma gestão muito rigorosa. Caso contrário, perder-se-ão as rédeas e não serão libertadas as verbas necessárias para investimentos de capital, esses que são imprescindíveis para potenciar o crescimento do nosso concelho e proporcionar qualidade de vida às nossas populações.

(2) Comemorações do 05 de Agosto
Não poderíamos deixar de dar os parabéns à Comissão de Festas do 05 de Agosto de 1982, liderada por Júlio Brito, principalmente pela capacidade demonstrada ao colocar na rua um cortejo como aquele que percorreu a cidade no último sábado. É a prova mais do que provada de quando há vontade, o Homem consegue fazer muito mais do que aquilo que dele se poderia esperar. 

(3) Festas da Cidade 2017
Por esta altura, Vizela prepara-se para receber o concerto de Jorge Palma nas Festas da Cidade. O que esperamos para os próximos dias é uma Vizela com lotação esgotada. Todos têm a ganhar com a realização deste evento e, por isso, nunca podemos deixar de valorizar o trabalho desta Comissão de Festas. E a Rádio Vizela vai continuar no centro de toda a ação, com a sua tômbola na Av. Abade Tagilde, com emissões em direto desde o seu estúdio móvel no centro da cidade e também na segunda-feira com a transmissão em direto do Cortejo Vizela dos Tempos Idos. Em www.radiovizela.pt e na nossa página do facebook também poderá acompanhar diariamente o rescaldo de todos os eventos. Vizela está em Festa com a Rádio Vizela em Movimento.