Editorial 08 de fevereiro de 2018

Fátima Anjos

2018-02-08

Partilhe:


1. Esta semana, destacamos em manchete a notícia de que haverá um canil improvisado pronto a funcionar dentro de duas a três semanas. Sabemos que o ideal seria podermos contar com uma situação de caráter definitivo, mas também não é menos verdade que urge aumentar as condições de vida dos animais que não são brindados pela sorte de ter uma família que os possa acolher no seu lar. A Coração Azul tem feito um trabalho meritório no concelho, mas sozinha não consegue dar resposta às necessidades. É de todo impossível, porque estamos a falar de uma associação que sobrevive do voluntariado e da solidariedade daqueles que a rodeiam. Aqui a Câmara Municipal de Vizela, como primeira responsável nesta matéria, tem de assumir o papel principal e preparar-se para que a construção de um canil possa efetivamente ser uma realidade. Esperamos que este passo, embora “provisório”, possa ser um sinal de que esta será uma das prioridades deste Executivo.

2. Ainda na edição desta semana do RVJornal, destacamos a Carta Aberta que a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Vizela dirige ao Ministro da Educação. Não é todos os dias que assistimos a uma tomada de posição pública de um grupo de alunos de Vizela, tendo em vista a melhoria das condições da escola que os recebe diariamente. É só mais um sinal, de que o início das obras de requalificação da Escola Secundária se tem protelado por tempo demasiado e que o lançamento da primeira pedra por Tiago Brandão Rodrigues veio alimentar expetativas, que se ficaram apenas por expetativas. Já se passou quase um ano e ainda se aguarda pela segunda pedra. Sabemos que há dossiers que custam a sair das secretarias e que existem muitas burocracias a empatar obras com impacto direto na vida das pessoas - neste caso de toda uma comunidade educativa - mas também é, por isso, que muitas vezes, o nosso país não vai para a frente. Sendo este Executivo, liderado por um Presidente, que liderou no passado uma Associação Académica, esperamos que fique, mais do que ninguém, sensível aos argumentos apresentados pela Associação de Estudantes da Escola Secundária e possa ter a força política necessária para desbloquear o processo e fazer arrancar as obras naquela escola.

3. Antes de fechar, fazer apenas referência para duas atividades que a Rádio Vizela tem agendadas para este fim de semana. A primeira ocorre no sábado, entre as 11h00 e as 13h00, no Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, com a moderação de um debate sobre Proteção Civil. Já a segunda, tem sido amplamente divulgada, mas nunca será demais lembrar que este domingo, dia 11 de fevereiro, vamos estar, a partir das 14h30, no Fórum Vizela, para a promoção de mais um Concurso de Máscaras. Junte-se a nós para uma tarde que promete ser de grande diversão!