Dia 27 de junho

Fátima Anjos

2019-06-27

Partilhe:


Hoje não é um dia qualquer. 
O RVJornal está de parabéns. Completa 16 anos.

Foi de tamanha a coragem da equipa diretiva e redatorial que, em 2003, decidiu colocar este projeto de pé. José Borges era, à altura, presidente da Direção da Cooperativa da Rádio Vizela e Carlos Martins foi o primeiro Diretor deste nosso semanário. Todos tiveram o seu papel, nomeadamente o fundador Domingos Vaz Pinheiro que colaborou na criação de condições físicas que proporcionassem o acolhimento físico deste novo projeto.

Falo de coragem, porque há 16 anos já se profetizava o fim da imprensa escrita e a sua substituição pelos jornais na web. Havia, entretanto, se verificado também um corte substancial no porte-pago, o que se refletia no aumento das despesas com a distribuição, muitas vezes, suportado pelas próprias empresas de comunicação com receio de registar uma perda significativa nas receitas, uma importante fonte de receitas até então.

Sim, foi preciso muita coragem!

Mas depois também foi preciso muito trabalho, capacidade de sacrifício, preserverança e até algum empreendedorismo no sentido de tornar este projeto, que não está sozinho, mas que pertence a uma casa maior que se chama Rádio Vizela - Cooperativa de Radiodifusão, CRL, sustentável.

16 anos depois continua a ser preciso que haja alguma coragem, porque a responsabilidade é tamanha.

O RVJornal é hoje o único órgão de comunicação impresso do concelho de Vizela e tem a missão de ser a voz isenta e plural de uma comunidade que deposita em si muitas expetativas, por reconhecer a sua importância na preservação da democracia.

Mas 16 anos depois continua a ser preciso que haja alguma coragem. Repito!

Sim, coragem de uma equipa de jornalistas, curta mas muito séria, que tem a plena consciência de que nunca agradará a todos. Mas também sabe que essa não é a sua missão.

Deve estar onde está a notícia, onde os vizelenses brilham, onde os vizelenses sofrem… Somos serviço público, temos muito orgulho no nosso trabalho. É verdade. Mas também somos humildes para admitirmos que podemos fazer mais e melhor e é essa a jornada que agarramos diariamente.

16 anos depois, não tenham dúvidas, continua a ser extremamente importante que vocês estejam ligados ao RVJornal. O futuro destes projeto está nas nossas mas também nas vossas mãos.