Começou o festejo dos títulos desta temporada

Zélia Fernandes

2018-04-19

Partilhe:

Remate Certeiro 19-04-2018


1- No dia seguinte ao FC Vizela ter conseguido o título de campeão da Série A, do Campeonato de Portugal, Diogo Godinho, presidente da FC Vizela – Futebol SAD, veio ao programa Jogo Limpo da Rádio Vizela, recordar o quão ténue é a linha que separa a subida ou não subida de divisão. 
O dirigente refere-se ao facto do FC Vizela ter estado praticamente toda a temporada à frente do Campeonato e, agora, se um jogo correr mal, poderá ver o seu sonho deitado por terra. Ainda assim, Diogo Godinho diz que o FC Vizela está preparado para esta fase decisiva e pronto para defrontar qualquer adversário, que lhe calhe em sorteio da 1ª eliminatória marcado para o próximo dia 23. 
Do universo de 80 equipas, que iniciaram esta competição, cuja fase regular termina este domingo, há nesta altura cinco que mantêm a esperança na subida aos campeonatos profissionais, faltando a mais três carimbar esse passaporte para o Play-Off de Promoção. 
Continua a ser um campeonato desequilibrado e com poucas oportunidades para os clubes, pois continuam a apurar-se apenas duas equipas para os nacionais, enquanto há mais descidas e, neste capítulo, há equipas histórias do futebol português, que vão regressar aos distritais, casos de Bragança, Salgueiros, Freamunde, Camacha e Lusitano de Vila Real de Santo António, entre outros. 
Resta ao FC Vizela aguardar sereno pelo sorteio e, certamente que apoiado pelos seus adeptos, irá dar tudo pela obtenção do objetivo traçado para esta época. 
2-A época caminha para o final e aguarda-se que algumas equipas vizelenses possam festejar títulos, ou a conquista de uma meta definida. O primeiro a festejar foi o CCR de Montesinhos, que a três jornadas do final da temporada da 1ª Divisão da AF Popular de Guimarães, alcançou o título, fazendo a festa em casa, após a vitória sobre o Calvos. Esta competição teve sempre o domínio de duas equipas de Vizela, FC Tagilde e CCR de Montesinhos, acabando a formação de Tozé Fernandes por ser mais regular e arrecadar o título. Acaba assim, por continuar em Vizela, o cetro da 1ª Divisão Popular, passado de Tagilde para Montesinhos. Está de parabéns, o clube e os seus fervorosos adeptos, por este regresso aos títulos. 
Os jovens também têm estado em destaque no desporto local e neste espaço destaco dois em particular, pois estiveram envolvidos em ações de caráter nacional ou até internacional. Refiro-me a Rafinha, jogador Sub-16 do Desportivo Jorge Antunes, que depois de ter realizado um bom Torneio Interassociações, com mais três colegas de equipa, foi chamado a um estágio da Seleção Nacional de Sub-16, para ser observado pelo técnico nacional. Esta é já a segunda chamada para o promissor jogador, que tem também ajudado à boa prestação da sua equipa na Taça Nacional de Juvenis.
Outro exemplo é Miguel Vieira, atleta da AMAS Vizela, que depois de ter estado em estágio em Montemor, seguiu para Barcelona com a Seleção Nacional de Canoagem. É certo que não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, mas certamente fica a boa experiência por terras espanholas.