Amar ser bombeiro

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-02-15


… “Entrei em casa depois de mais um dia de serviço, olhei para a minha farda e pensei: ‘Que amor estranho este!’ Ao voltar para casa vemos as pessoas que nos acompanham na vida, que fazem a nossa vida, mas esta farda!...Esta farda faz parte de nós e da vida que escolhemos, quem a usa ama o que faz.”

Este amor é equivalente a uma boa montanha russa, amar alguém já é uma autêntica aventura mas amar ser bombeiro, é claramente viver uma paixão alucinante, e é preciso ter muito mais do que sonhos. Ir mais longe. É sentir a bravura que vem do sangue, e a coragem do pensamento, em todas vezes que alguém precisa de nós. 
Esta farda que amo…com ela já fui feliz e já sofri, já saí a meio da noite e já voltei de madrugada, com ela já muito aprendi. Afinal foi com ela que decidi passar a minha vida.
Fardados de amor e munidos com gestos de afeto e palavras de conforto, vamos destemidamente apaixonados por esta escolha que tanto nos orgulha! Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas (…) e isto é amor, genuíno!

Um amor exigente…que por vezes nos faz abdicar de saídas e noitadas, saber que poderemos nem sempre estar presentes, e viver com isso. Pois ninguém imagina o que nos custa por vezes ter que escolher e à última da hora ligar a dizer mil vezes “desculpa mas não chego a tempo!”, e atenção isto é quando se consegue sequer avisar! 

Comprometidos neste amor que nos rouba de nós, ao toque da Sirene, a missão que nos espera é incerta mas a dedicação é uma certeza absoluta…!

Atividade Operacional - semana de 06 a 12 de fevereiro:
Os Bombeiros Voluntários de Vizela assistiram a 4 acidente de viação, 50 doenças súbitas, 16 ocorrências de trauma, 2 intoxicações, 1 abertura de porta, 1 apoio às autoridades, 1 incêndio urbano, 1 incêndio florestal e 4 apoio às autoridades na limpeza de vias. No total, foram transportadas 74 pessoas em socorro.

Participe neste fórum (com questões e sugestões) através do endereço de correio eletrónico comunicacao@bvvizela.pt.