"A Rádio Vizela é muito mais do que se ouve"

Armindo Faria

2016-10-30

Partilhe:

Celebração do 5º aniversário do programa Hora da Poesia


Ontem à noite, no Auditório do Patronato de São João das Caldas, da cidade de Vizela, mais de quinhentas pessoas, centenas das quais provindas de diversas regiões do país - que lotaram aquele belo espaço - puderam desfrutar de muitos e variados momentos de emoções e, ao mesmo tempo, beneficiarem da concretização da sempre privilegiada relação de proximidade que, desde há trinta anos, a família da Rádio Vizela teima em potenciar.

Estou, obviamente, a reportar-me à celebração do quinto aniversário do programa Hora da Poesia da autoria da Professora Conceição Lima, agora mais conhecido por “Madrinha dos Poetas”.

Ninguém ficou com dúvidas de que nesta noite aconteceu o triunfo da cultura, através da união entre diversas suas vertentes, designadamente: o canto, a dança, as canções e, é claro, a poesia, as quais, entanto, como que se refundindo numa só natureza, como diz a Embaixadora Cultural da Rádio Vizela, nos permitiu que saíssemos dali com a “alma cheia”.

De alma cheia, mas simultaneamente famintos e ansiosos pelo próximo festim que, de novo, nos volte a proporcionar um novo deleite cultural.

Sim. Ávidos por mais cultura, já que esta, na sua essência, nunca se completa definitivamente. Antes, como lhe é intrínseco, se renova a cada minuto em busca de saciar o vazio que sobrevém à sua efémera realização.

Apesar de antes do encerramento de evento me ter sido amavelmente proporcionada a possibilidade de dirigir breves palavras aos presentes, essencialmente de gratidão: às equipas que prepararam o espetáculo, aos artistas e poetas que nele intervieram, aos patrocinadores, mecenas, público e, especialmente, à autora do programa aniversariante, quero, agora, aproveitar para deixar bem expresso o que na noite de ontem, fruto de circunstâncias diversas, me olvidei e de que me penitencio, ou seja, dar testemunho público do relevante contributo do Senhor Presidente da CMV, Ex.mo Senhor Dinis Costa, pela boa vontade, disponibilidade e apoio que não regateou com vista a tornar possível a realização de um acontecimento que, sou testemunha, engrandeceu Vizela.

Aproveitar, ainda o ensejo, para informar que, como teve a amabilidade de poucas horas antes do evento me comunicar, para além de endereçar votos de sucesso para o evento, o Senhor Presidente da Câmara que, apenas por razões de agenda, não pode estar presente, também informou lamentar que, contrariamente ao que pera seu desejo, por motivos pessoais da mesma, não se poderia fazer representar pela Senhora vereadora do Pelouro da Cultura.

De todo modo, o que importava, como dizia o Senhor Presidente, é que o evento tivesse sucesso e, podemos agora dizê-lo, teve-o, e muito, e estamos-lhe gratos por isso.

Agradecer, ainda, ao Senhor Padre José Machado a amável cedência do espaço renovado e dotado de boas condições para a realização de muitos eventos que, estou certo, engrandecerão, quer a Paróquia de São João, quer as pessoas ou entidades que o venham a utilizar. Obrigado, também, pela sua presença, constante assistência e colaboração desde as 10.00 horas da manhã até ao encerramento.

Finalmente, renovar à autora do programa, a nossa Embaixadora Cultural, a nossa mais profunda e genuína gratidão por fazer parte da grande família que é a Rádio Vizela - Cooperativa de Radiodifusão, CRL.

Instituição, sem fins lucrativos - de que muito me orgulho de pertencer - que diariamente luta para, de forma desinteressada e independente, fazer mais e melhor em prol dos seus destinatários, na prossecução constante da prestação do serviço público para que nasceu já lá vão trinta anos.

(Armindo Faria),

Presidente da Direcção da Rádio Vizela- Cooperativa de Radiodifusão, CRL.