6º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela

Bombeiros Voluntários de Vizela

2018-02-01

Partilhe:


Na edição desta semana, iremos referenciar mais um cidadão que assumiu os destinos do comando da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela. 
Flávio Faria, nascido a 08 de janeiro de 1912, na freguesia de São Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães. Exerceu profissionalmente as funções de sócio – gerente da firma Brito e Gomes, Lda. 
Foi incorporado nos Bombeiros Voluntários de Vizela a 08 de Maio de 1949, com o cargo de comandante, tendo sido, segundo a história desta Real Associação o 6º comandante, tendo sido antecedido pelos cidadãos: Armindo Pereira da Costa (1877), José Ribeiro Ferreira, António Feliciano Silva Caldas, Tenente Joaquim da Silva Caldas, Alfredo Alves Ferreira de Brito. 
Segundo dados recolhidos no livro “Inauguração do novo quartel”, o comandante Flávio Faria cessou funções a 13 de Dezembro de 1957.
Em 1955, Portugal atravessava fortes restrições financeiras e imensas dificuldades económicas. Consequentemente, a maioria dos bombeiros e famílias da corporação vizelense eram também atingidos por tal situação.
Antevia – se uma época natalícia um pouco entristecida, devido às dificuldades financeiras existentes, mas, ao Comandante Flávio Faria surgiu a ideia de começar um peditório porta a porta, junto da população, a reverter para um cabaz composto por géneros alimentícios, com vista a ser distribuído pelos bombeiros. Esse cabaz, cujo nome foi batizado de “Bodo” teria dois objetivos, em primeiro lugar proporcionar uma quadra natalícia mais farta e mais alegre aos seus Bombeiros e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho pelos Bombeiros realizado. E assim, nasceu o “Bodo” que todos conhecemos. 

Flávio Faria faleceu a 24 de Dezembro de 1997.
Atividade Operacional - semana de 23 a 29 de janeiro:
Os Bombeiros Voluntários de Vizela assistiram a 5 acidente de viação, 54 doenças súbitas, 15 ocorrências de trauma, 1 abertura de porta, 1 queima, 2 desentupimentos, 1 incêndio urbano e 2 apoio às autoridades na limpeza de vias. No total, foram transportadas 74 pessoas em socorro.

Participe neste fórum (com questões e sugestões) através do endereço de correio eletrónico comunicacao@bvvizela.pt.