10 Razões e mais algumas para acreditarmos no futuro de Vizela

Pedro Oliveira

2017-06-14

Partilhe:


João Ilídio Costa (JIC), é o candidato que Vizela precisa e que os Vizelenses merecem. O candidato do Partido Socialista (PS) surge exactamente no momento em que Vizela mais precisa dele. Depois da ruptura no partido protagonizada por elementos que fazem parte do grupo Vizela Sempre, o PS como partido plural soube reinventar-se, renovar e abrir-se à sociedade civil como é exemplificativo na opção tomada pelo PS.
JIC apresentou-se pela primeira vez em sede de campanha como democrata e humanista: democrata porque confere à sua personalidade o hábito de comunicar e de saber ouvir os outros; humanista porque centrado no Homem - diria mesmo altruísta e benevolente - valores humanistas que ao longo do tempo teve a oportunidade de solidificar devido à dedicação à causa do voluntariado em servir o bem ao próximo. 
JIC tem inúmeras qualidades que fazem dele a escolha certa no momento decisivo. É um bom orador (unanimemente reconhecido pelos seus adversários políticos); detém a capacidade de ser pedagógico e rigoroso sem perder o fio e sem abdicar no essencial; comunica por vezes de maneira mais emotiva o que lhe garante força nas suas convicções; consegue ter um discurso elegante, fluente e simples, passando mensagens complexas com grande eficácia. Mas é na escolha do slogan - Juntos, Vizela Vencerá - que revela a sua principal qualidade - Humildade. É na união que se faz a força e no diálogo o entendimento. 
Um novo caminho protagonizado por JIC permitirá unir a moralidade do acto à sabedoria da prática. Humildade porque independentemente do brio que é governar os destinos da cidade o candidato do PS disponibilizou-se a servir a população numa espécie de espírito de Missão apoiado por inúmeras pessoas que o conhecem, porque sabem dele a capacidade de fazer, adquirida pela experiência exercida, seja nas empresas que teve a oportunidade de administrar, como nas instituições de solidariedade social que liderou. Detém visão a médio-longo prazo, porque é alguém que estuda os dossiers antes de tomar decisões. É alguém que pelo exemplo de vida inspira os outros, sensato porque detém uma dose certa de racionalidade sem que isso implique o desbaratar dos sonhos e da esperança, e nos faz acreditar que com contas públicas sustentáveis e com capacidade de investimento Vizela vai crescer. 
O seu discurso e o seu perfil permitem perceber que na união de Vizela todos farão parte da cidade no seu conjunto: empresários, trabalhadores, estudantes, associações e cidadãos. Na União de Vizela estará a força de todos nós. E dessa força resultará a vontade de fazer e a esperança em sonhar. O seu maior desígnio consistirá em trabalhar politicamente para que Vizela reencontre o seu caminho, sabendo que não poderá fazer tudo aquilo que gostaria mas fazer tudo o que pode ser feito.
Eu apoio JIC porque é um líder nato com integridade. Ele sabe exactamente aquilo que é melhor para Vizela. É uma pessoa com carácter e recto portanto, um diplomata e um inovador. É um homem incrivelmente corajoso e vanguardista no seu pensamento. Aprecio que à frente dos destinos de Vizela estejam pessoas de bem, com atitudes positivas, capaz de se entender com outros e de estabelecer pontes com toda a gente, mesmo que de diferentes quadrantes políticos. Esta é a diferença entre Homens de Visão e homens de plantão. 
João Ilídio Costa apresenta-se ao eleitorado da maneira que nós cá em Vizela mais gostamos. Alguém humano, amigo do amigo, credível nas suas opções de gestão e visionário no alcance de tais medidas. Ser alguém que serve o Povo olhos nos olhos, com respeito e a dedicação que as pessoas merecem, levará Vizela a um novo caminho. Dará prestígio ao órgão Executivo da Câmara Municipal e colocará Vizela na senda do progresso. A sua disponibilidade para servir, a sua capacidade de inovação, para além de outros valores pessoais, como ser um homem comunicativo, combativo, determinado e de espírito vencedor, tornará Vizela na cidade que todos sonhamos. Os nossos filhos e os nossos netos não nos perdoarão se desperdiçarmos esta oportunidade. Os Vizelenses devem ser exemplares na escolha do melhor candidato e na selecção da melhor liderança para dirigir o Município. O privilégio de gerir o Município deve ser dado a quem reúna aquelas qualidades mencionadas acompanhadas com sentido de responsabilidade. 
O que me leva a escrever estas linhas é a necessidade de assinalar que nesta eleição devemos optar por escolher um cidadão impoluto, leal e justo. Só há um candidato que é de facto digno do nosso voto: um candidato que é estável, que é experiente, que tem o coração no lugar certo. Esse candidato é João Ilídio Costa. Por isso, os Vizelenses têm de se levantar e ir votar. Rejeitar o cinismo, o medo, e a maldade de outros e escolher a esperança e a esperança. 
Estou cansado dos pensamentos negativos, sombrios e perigosos de pessoas que apoiam outras candidaturas. Está na hora de dizermos que não vamos recuar, vamos Avançar para um futuro mais brilhante. Parafraseando o slogan de campanha do candidato do Partido Socialista João Ilídio Costa: JUNTOS, VIZELA VENCERÁ.