VMER será equipada com compressor cardíaco externo

Equipamento será entregue esta segunda-feira, em cerimónia em Lisboa.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital da Senhora da Oliveira vai ser equipada com um compressor cardíaco externo. Este equipamento será entregue pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ao Hospital. A equipa que compõe a VMER do Hospital de Guimarães já recebeu, por parte do INEM, a necessária formação para utilizar este novo equipamento.
Em situações de paragem cardíaca, este compressor cardíaco externo garante um ritmo adequado e constante, com uma depressão torácica ideal, o que se traduz num fluxo mais estável e contínuo ao cérebro, diminuindo assim a probabilidade de sequelas nos doentes que recuperam da paragem. Permite também libertar um elemento da equipa da VMER para efectuar outro procedimento que seja necessário. Outra das vantagens deste equipamento é que torna possível o transporte da vítima de paragem cardíaca, em manobras de suporte avançado de vida, sem perda de eficácia das compressões.

Recorde-se que a VMER do Hospital de Guimarães iniciou a sua atividade em Novembro de 2003 e já tem contabilizadas cerca de 25 mil ocorrências. Tem um quadro de 20 médicos e 20 enfermeiros e uma taxa de operacionalidade de 100%. A sua zona de atuação assenta predominantemente sobre a área de influência directa do Hospital: Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto. No entanto, opera ainda em áreas limítrofes, nomeadamente Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto.