Vizela receberá Acampamento Regional da FNA

Será em junho de 2019 e são esperados 400 escutistas.

um acontecimento que tem lugar de três em três anos. Vizela foi o local escolhido pela equipa organizadora e que é constituída pelos grupos da FNA de Moreira de Cónegos, de S. Miguel, de Infias e ainda de Santo Adrião, este último por convite, uma vez integrar a diocese do Porto. 

“Sou um vimaranense, que conhece bem Vizela. Mais recentemente, este concelho tem feito uma aposta muito forte na divulgação das suas atrações turísticas. Entendo que este evento poderá propiciar isso mesmo, uma vez que teremos escutistas de toda a região e que depois poderão voltar a Vizela”, afirmou Carlos Alberto Cunha, presidente da Direção Regional da FNA de Braga, em entrevista à Rádio Vizela. Defende o responsável que “Vizela reúne as condições para receber este acampamento” e que o Parque da Barrosa constituirá uma mais valia, porque se trata de um “espaço natural que se encontra integrado quase no coração da cidade”. “Além disso, o concelho dispõe de uma série de valências que vão enriquecer o nosso programa, como são o caso do S. Bento das Peras, do Rio, das Termas e da sua Marginal Ribeirinha”, salientou ainda Carlos Alberto Cunha.

Nesta sua quarta edição, o ACAREG da FNA de Braga terá como tema a água como Fonte da Vida, desta feita, espera-se que as atividades a desenvolver se centrem também na proteção do ambiente e deste importante recurso. O dia 08 de junho, dia da chegada, será dedicado ao Conhecimento, altura em que os participantes vão conhecer Vizela. Já o dia seguinte, dia 09, será o da Amizade, com o objetivo de se fortalecerem laços e de se criarem novas relações, nomeadamente, com a comunidade vizelense. Já o último dia, dia 10, destinar-se-á à avaliação do acampamento e à partilha dos ideais em que assenta o escutismo adulto - uma ação responsável junto das comunidades paroquiais e civis. A FNA tem 63 anos, mas foi nos últimos 15 anos que o movimento ganhou uma outra dinâmica. Atualmente existem 2200 escuteiros adultos no país e a diocese de Braga é a mais forte com 70 núcleos e 1200 elementos.

As inscrições arrancam a 01 de janeiro de 2019 e vão prolongar-se até dia 30 de abril. “Temos de ser ambiciosos. Estamos a trabalhar para termos cá 400 participantes”, garantiu o presidente da Direção Regional da FNA de Braga. Um número que exige muito trabalho para dar resposta a toda a logística. “Mas os preparativos estão a correr muito bem, além de que contamos, desde a primeira hora, com o importante apoio da Câmara Municipal de Vizela. Já os nossos grupos estão a trabalhar empenhadamente para que esta seja uma atividade marcante”, rematou Carlos Alberto Cunha.

PUB___