Vizela apresentou novo prato típico na Xantar

Bacalhau à zé do pipo é o novo prato típico de Vizela e foi apresentado pelo Chefe Rui Martins.

Vizela esteve representada, este fim de semana, na XANTAR – Feira Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, Espanha.

O concelho mostrou-se no país vizinho, com as atuações do Grupo Folclórico de Santa Eulália e da Sociedade Filarmónica Vizelense. Mas a gastronomia esteve em grande destaque. Houve provas de vinho, o bolinhol e o novo prato oficial do concelho, o bacalhau à zé do pipo, que integraram o stand de Vizela

O Frango à Merendeiro já lá vai e agora é o Bacalhau à zé do pipo que se assume como prato típico de Vizela. “Estão aqui as nossas raízes e a nossa tradição gastronómica e está aqui o nosso futuro no que toca a projeção e Vizela e do que de melhor tem. Não posso deixar de agradecer a todos os restaurantes que se envolveram”, disse o autarca Victor Hugo Salgado.

Coube ao Chefe Rui Martins ser o protagonista de um show-cooking, onde preparou o prato e deu a provar aos presentes. O especialista em gastronomia não tem dúvidas de que o Bacalhau à Zé do Pipo fará sucesso nos restaurantes de Vizela: “Aqui a dificuldade era dupla: vir a Espanha apresentar um prato muito nosso, português, e que eles percebessem o que era, e vender a nossa cidade para que seja visitada. Este prato tem tudo para dar certo, tem as pessoas certas nos restaurantes certos”.

Em Ourense marcaram presença, para além da comitiva da Câmara Municipal, representantes dos restaurantes, do negócio do vinho e das pastelarias do concelho de Vizela.