Vilarinho já tem Espaço Cidadão

Na passada quarta-feira Vilarinho foi a oitava freguesia do concelho de Santo Tirso a inaugurar o Espaço Cidadão.

Este Espaço Cidadão vai permitir que os fregueses não tenham que se deslocar a Santo Tirso para vários serviços pudendo realizá-los na freguesia.

Nos Espaços do Cidadão são disponibilizados mais de 170 serviços, sendo possível tratar de assuntos como renovação da carta de condução, a mudança de morada na carta de condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do cartão do cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, marcar consultas, a renovação do Cartão do Cidadão, entre outros.

Jorge Faria, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, afirmou que “o objetivo que a gente tinha está cumprido. A inauguração deste Espaço Cidadão é muito útil, vai evitar a deslocação a Santo Tirso, pois sendo Vilarinho a última freguesia do concelho, temos mais dificuldades para nos deslocarmos para Santo Tirso, pois não temos transportes, e agora serviços que só poderiam ser feitos em Santo Tirso podem agora ser feitos em Vilarinho”.

O autarca de Vilarinho disse ainda que este Espaço Cidadão já era algo reivindicado pelos Vilarinhenses: “Nós somos 14 freguesias no concelho de Santo Tirso e este é o oitavo Espaço do Cidadão, penso que é intenção da Câmara chegar ao maior número de freguesias. Este espaço já era reivindicado há muito tempo, a Junta de Freguesia já podia ter feito essa candidatura, mas claro que com a ajuda da Câmara Municipal é muito mais fácil e com o Espaço do Cidadão nós fazemos quase tudo aqui na freguesia”.

Jorge Faria destacou ainda que “faz todo o sentido esta descentralização e agradeço à Câmara Municipal porque de certa forma não lhes competia fazer muitas das coisas que fizeram, mas devia de vir com um bloco financeiro porque a Junta de Freguesia vai fazendo alguns milagres, mas vê-se aqui uma serie de serviços que vão ser feitos aqui na Junta e nós vamos ver até que ponto, com uma funcionária, vamos conseguir fazer estes serviços todos”.

“Sem a ajuda da Câmara não conseguíamos ter o espaço aberto, mas claro que devia de haver, por parte de Estado, uma transferência para as Juntas de Freguesia que tem muitas competências e não tem transferências para essas competências. Se a Câmara Municipal não nos ajudar nós vamos ter que fechar o espaço, por isso, que não fiz a candidatura até à data porque sem a ajuda da Câmara é impossível mantermos o espaço aberto”, disse ainda o autarca.

Este Espaço Cidadão é localizado na sede da Junta de Freguesia, relativamente ao horário de funcionamento, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, este ainda é provisório pois, segundo Jorge Faria “vamos atualizando o horário conforme a necessidade das pessoas”.

PUB___