VIA promove iniciativa de recolha de lixo no sábado

Atividade tem início às 10h00, junto ao "Bar do Rio".

O Lix’Arte da Associação Juvenil VizelaImaginactiva (VIA) teve origem num projeto de intercâmbio juvenil, com jovens de Espanha, da Alemanha, Irlanda e de Portugal.

A partir de aí os jovens escolherem alguns temas para trabalharem localmente, foi efetuada uma candidatura ao Corpo Europeu de Solidariedade e no caso de Portugal o assunto a abordar é referente à sustentabilidade, ao consumo sustentável e o lixo.

O projeto Lix’Arte teve início na passada semana, com uma sessão de cinema documental, mas há mais iniciativas agendadas. A próxima será uma recolha de lixo, que está marcada para este sábado, dia 29, com início às 10h00, em frente ao “Bar do Rio”. Patrícia Amaro, da VIA, refere que se trata de um projeto aberto a toda a comunidade.

Patrícia Amaro sublinha a vontade dos jovens em trabalhar este assunto, sendo que este projeto é mais um contributo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do concelho.

O projeto Lix’Arte teve início neste mês de fevereiro, mas vai prolongar-se ao longo de seis meses. Depois da recolha de lixo de sábado, a programação continua em março. No dia 20, haverá um Concerto de Poesia Reciclada, no “Callidas Club”, a partir das 22h30, e no dia 28 o auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela será o palco da palestra sobre “Consumo Sustentável”, protagonizada por Marta Machado, às 15h00. O Lix’arte terá uma nova recolha de lixo, desta feita o ponto de encontro será o Parque de Merendas de S. Bento. A iniciativa tem início às 10h00 do dia 29 de março. A restante programação deste projeto ainda não foi divulgada.