Três histórias… mas o mesmo amor pelos animais

Conheça as histórias de Natália Oliveira, Fátima Baptista e Pedro Marques

Assinalou-se no dia 04 de outubro o Dia Mundial do Animal, momento para a Rádio Vizela falar com aqueles que dão muito do seu tempo e do seu carinho para cuidar dos amigos de quatro patas.

Ainda se recorda de Natália Oliveira, a vizelense que cuidava de animais abandonados no antigo matadouro e que foi obrigada, pelas autoridades, a retirá-los do local? Pois bem, ninguém imagina que Natália, na juventude, “não gostava de animais”. Atualmente, Natália Oliveira tem em casa três cães, três gatos e dá de comer a cinco gatos abandonados perto de onde vive.

Quanto aos animais que teve de retirar do matadouro, a vizelense distribuiu-os por dois locais. São 30 cães e também cuida de gatos abandonados, juntamente com Fátima Baptista, que partilha este amor pelos animais.

Fátima Baptista alerta para a necessidade de Vizela ter um centro de acolhimento para animais.

O vizelense Pedro Marques também se dedica aos animais abandonados. Em casa tem duas cadelas e seis gatos e no edifício do “castelo” cuida de dez gatos.

“Isto, no fundo, acaba por ser uma fraqueza” explica assim Pedro Marques o seu amor pelos animais.

Já o Rotary Kids de Vizela e o Centro Escolar de S. João lançaram a campanha “Probem”, uma campanha de recolha de ração, iniciativa que se enquadra na comemoração do Dia Mundial do Animal e que decorre durante este mês de outubro.

“A mensagem positiva pretende chegar a toda a população vizelense, que pode contribuir para uma realidade melhorada dos animais de rua e uma aproximação à Associação Coração Azul. Esta iniciativa simples, quase ingénua, não pretende mudar o mundo, apenas melhorar o dia a dia dos amigos de quatro patas”, escrevem os dinamizadores desta campanha, numa nota de imprensa. Para ajudar basta que seja um “coração azul” e entregue ração animal no Centro Escolar de S. João.

 

Uma reportagem para acompanhar na íntegra no RVJornal já nas bancas