Testes à Covid-19 junto das IPSS’s do concelho continuam

Entre hoje e amanhã ficarão concluídos os testes aos utentes da AIREV.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vizela (CMV), nesta altura estão a ser testados à Covid-19 os profissionais que trabalham no lar do Casal do Telhado, em Santa Eulália, e também os utentes da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV). Na entrevista gravada na tarde desta segunda-feira, Victor Hugo Salgado sublinhou que os testes aos utentes da AIREV começaram a ser feitos hoje, estando previstos terminar nesta terça-feira, dia 07.  A ser testados estão também os utentes e os profissionais que trabalham na Santa Casa da Misericórdia de Vizela, disse o presidente da CMV.

“A todos os utentes são feitos os testes no local próprio, na sua instituição, e a todos os profissionais de saúde que trabalham nas mais variadas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), e respetivos auxiliares, são feitos os testes através de Drive Thru, que se vão espalhando em torno da nossa região”, explicou Victor Hugo Salgado.

Neste momento, e segundo os resultados dos testes já efetuados às IPSS’s do concelho, apenas duas profissionais de saúde da Misericórdia de Vizela testaram positivo. Os números são, por isso, tranquilizadores, no entanto de um momento para o outro a situação poderá “ter o seu revés”.  “Contudo, [a realização de testes] permitiu-nos encerrar determinados ciclos de contacto, permitiu-nos definir uma estratégia atempada e permite-nos neste momento ter uma constatação da realidade que existe no concelho de Vizela, o que é muito positivo”, referiu o edil vizelense.

“Do ponto de vista dos utentes e das IPSS’s o que nos fica a faltar praticamente são 11 utentes do Centro Social de S. Miguel e parte dos funcionários das IPSS’s do concelho”. “Contudo, penso que até ao final desta semana (…) tenhamos a todos os profissionais de saúde, a todos os auxiliares dos lares, concretizados [os testes] e a grande parte dos utentes também”, enalteceu Victor Hugo Salgado.

As medidas implementadas pela autarquia vizelense continuam. Neste momento estão quase prontos dois espaços de retaguarda: “Estamos neste momento a preparar dois espaços - estão praticamente concluídos - que se podem denominar de lar e de residência de retaguarda”. Estes espaços, que estarão localizados na Escola Secundária de Vizela e na EB 2,3/S de Infias, têm 60 camas cada um, terão uma zona de refeitório, sala de atividades, duas enfermarias, uma em cada um desses espaços, com camas articuladas, e balneários. Estes locais de retaguarda servirão para acolher infetados com Covid-19 que apresentem sintomas ligeiros e que não disponham de condições para fazer o seu tratamento nas suas residências. E, na eventualidade de algum idoso de algum dos lares do concelho também venha a contrair Covid-19 também poderá ficar num destes espaços. Está também salvaguarada a possibilidade de acolhimento de utentes não infetados das IPSS’s.

PUB___