S. João de Vizela vai animar centro da cidade

A Praça da República é este fim de semana palco do evento.

Esta festa popular é organizada pela Associação Cultural e Recreativa das Festas e Tradições de Vizela. Em comparação com a edição de 2017, este ano o número de rusgas será superior, passando de três para seis, adiantou o presidente da associação, José Manuel Oliveira. Já não é possível haver mais inscrições para participar nas rusgas, contudo poderá divertir-se enquanto assiste às marchas sanjoaninas e aos outros momentos que estão a ser preparados. O S. João de Vizela contará este ano com as atuações dos ALEZIV, de Rui Vieira e do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Vizela, com os habituais petiscos gastronómicos da época e ainda com a realização do III Encontro Ibérico de Bombos. “Este ano temos 11 grupos de bombos convidados desde Viana do Castelo, Ponte de Lima, Peso da Régua, Amarante, Paços Ferreira, Guimarães e um grupo espanhol. A receção aos grupos será feita por volta das 11h00 e depois seremos recebidos na Câmara Municipal. De tarde, o desfile sairá da Escola Secundária de Vizela, pelas 15h00, e terminará na Praça da República”, explicou Anselmo Peixoto.

José Manuel Oliveira acredita que as Festas de S. João de Vizela já conseguiram atrair o público: “No ano passado não esperávamos tanta gente e essa é que é a realidade. E estou convencido, como foi referenciado no Turismo Porto e Norte, que [o S. João de Vizela] está no roteiro das Festas de S. João que se realizam a norte, como Vila do Conde, Braga, Valongo, etc.”.

Ainda são algumas as pessoas que se recordam das antigas Festas de S. João de Vizela. A memória desta tradição ganhou novo fôlego ao ser reativada, por isso, o convite é simples: “Que todos apareçam, temos sardinhas para toda a gente, e muita música. O convite é que toda a gente venha até à Praça da República para se venham divertir”.

Programa

Sábado, dia 23

17h00 – Arraial de S. João

Sardinha assada – petiscos – bolo – caldo verde

18h00 – Atuação dos ALEZIV

21h30 – Desfile das Marchas Sanjoaninas

23h00 – Atuação de Rui Vieira

Domingo, dia 24

15h00 – Abertura do Arraial de S. João com III Encontro Ibérico de Bombos

18h00 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Vizela