Rutura em ramal de saneamento perto da cascata de Rompecias

Empresa já estará no terreno a reparar o problema.

Foi em Santa Eulália, no caminho de acesso à cascata de Rompecias, no Ribeiro de Sá - que vai desaguar ao rio Vizela - que foi detetada uma rutura de saneamento, no último sábado, dia 23. O SEPNA da GNR foi alertado da situação e já informou a empresa “Águas do Norte”, gestora do ramal de saneamento, da ocorrência.

“Tampas de saneamento no caminho para a cascata com espuma a sair. E água escura a sair do meio da terra”. Esta era a legenda que David Bento, do movimento cívico contra a poluição rio Vizela, utilizou na sua página de Facebook, para um conjunto de imagens que mostrava mais um foco de poluição. Num comentário a essas mesmas imagens referia, uma outra internauta, que a situação já se verificava “pelo menos há um mês”.

De acordo com David Bento, essas imagens foram cedidas por um grupo que pratica BTT e que passou pelo local e deparou-se com o problema.

A Rádio Vizela contactou o SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) da GNR de Guimarães para perceber se os serviços já tinham recebido o alerta. Foi-nos informado que sim e que já teriam alertado “a entidade gestora do ramal de saneamento”. Tratava-se, segundo o SEPNA, “de uma rutura de grande dimensão” e que por isso seria necessário algum tempo para normalizar a situação. Segundo o SEPNA, a entidade gestora do ramal de saneamento é a “Águas do Norte”.

Referir ainda que a empresa já estará no terreno a reparar a rutura de saneamento.

PUB___