Rotary promove jantar a favor da erradicação da Poliomielite

Jantar está marcado para esta noite.

Xavier de Freitas e Carlos Martins, presidente e vice-presidente, respetivamente, do Rotary Club de Vizela, foram os convidados de ontem da rubrica Gente da Minha Praça e tiveram a oportunidade de falar sobre este jantar que está marcado para as 20h30, num restaurante do concelho.

Erradicar a poliomielite é um dos projetos que o movimento rotário internacional abraçou há vários anos. Carlos Martins falou-nos da importância deste trabalho: “Se há uns anos atrás morriam centenas de jovens por ano, neste momento, só existem três casos detetados a nível mundial e são, normalmente, em zonas conflituosas onde é muito difícil fazer o trabalho no terreno. Isto envolve que todos os anos seja preciso fazer sempre reforços de novas vacinas para que de facto isto não reapareça. Este é um grande projeto do Rotary, que todos os anos faz questão de se associar ao Dia Mundial da Erradicação da Poliomielite. Hoje em dia, não existe em Portugal, felizmente, Portugal não faz parte dos três países onde existem alguns casos que vão aparecendo e reaparecendo, mas vale sempre a pena falar dos assuntos para que, de facto, as pessoas tenham consciência de que é um problema sério de saúde e que todos nós devemos contribuir para isso. O Rotary não desiste da ideia, como não desiste e está sempre apoiar aquilo que são as melhorias da comunidade”.

Já no dia 23, na sede do Rotary Club de Vizela, pelas 21h30, o companheiro Diamantino Gomes vai conduzir uma palestra sobre o tema “Combate contra a poliomielite”. “O público-alvo serão pessoas que estão mais ligadas à parte da saúde (…), mas quem aparecer será bem-recebido. O Rotary Club de Vizela tem projetos ao nível local, a nível nacional e a nível mundial, este é um dos projetos a nível mundial porque nos diz a todos, por isso é que o clube faz um jantar que é para angariar fundos para esse projeto a nível mundial. Cada dólar que um rotário dê é multiplicado por três, isso quando chega ao terreno em termos de efeito tem uma vantagem enorme”, salientou Xavier de Freitas.

PUB___

MAIS NOTÍCIAS___