Rio Vizela e Parque das Termas nas Jornadas do Património

Iniciativa realiza-se este sábado no auditório dos Bombeiros.

A Avicella-Associação Cultural promove este sábado, dia 13 de outubro, pelas 15h00, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, a 5ª edição das Jornadas de Património Local.

Mais uma vez, a Avicella cumpre o objetivo de divulgar o resultado de investigações científicas que se debruçam sobre Vizela e a sua região. Nesta quinta edição, do painel de oradores constam os nomes de Francisco Costa, que vai falar sobre o aproveitamento hidráulico da água dos rios, de João Paulo, que se debruçará sobre a relação de Camilo Castelo Branco com Vizela, e de Anita Pinto, que aos presentes falará sobre o Parque das Termas e a sua vegetação.

No final será inaugurada a exposição “Memórias de um rio”, que apresentará ao público imagens do passado do rio Vizela e de outros cursos de água da bacia hidrográfica do Ave. Uma exposição, cujo material é pertença da Sociedade Martins Sarmento e que já esteve patente nesta instituição, embora agora as imagens selecionadas estejam mais direcionadas para Vizela.

Em declarações à Rádio Vizela, Marta Oliveira, presidente da Direção da Avicella, veio garantir que “existe bastante material e muito interessante”, mencionando ainda o nome do professor vizelense Antero Ferreira, como estando a intermediar os contactos necessários para a concretização destas jornadas que têm por objetivo elevar o património de Vizela, uma vez que este representa as suas raízes.

Mas porquê este ano a escolha de temas que incidem sobre o património ambiental do concelho? Marta Oliveira respondeu: “Porque é um assunto que está sempre na ordem do dia no nosso concelho, o rio é fundamental e será, a partir dele, que a nossa cidade poderá crescer, designadamente em termos turísticos”. “Faço um convite a todos para que estejam presentes no próximo sábado. A entrada é livre, gratuita e todos podem participar. Não será uma coisa muito morosa, será uma tarde muito agradável”, garantiu a responsável.