PS classifica projetos do MVS: “Sedutores e Hipnotizantes"

Em causa, os projetos da nova ponte e da piscina natural.

A candidatura de João Ilídio Costa à Câmara Municipal de Vizela refere que o trabalho que até agora tem realizado “tem sido um modo consciente e criterioso, e não resultará em projetos precipitados e promessas ilusórias”. Compara com os projetos recentemente apresentados pelo Movimento Vizela Sempre (MVS), classificando-o como um “registo totalmente oposto”, referindo que se tratam de “projetos de obras, sem qualquer rigor técnico ou financeiro”. Começa por visar o projeto para a nova ponte. Diz o PS Vizela que no projeto apresentado pelo MVS “com o valor orçamentado para a obra, de 1 milhão de euros (…) nem sequer a circulação automóvel está garantida e questiona: “Alguém que circule no sentido Santo Adrião - Vizela, depois de passar a ponte, pode virar para Vizela? Não deveria ser feito no mínimo uma rotunda”? Além disso, entende o PS que “a diferença entre apoios na ponte não respeita o leito de cheia, não vence adequadamente a diferença de cotas e condiciona o escoamento do rio, daí que o vão deva ser na ordem dos 85 metros”. Questiona ainda o real valor da obra, anunciando contradições de discursos entre Victor Hugo Salgado – debate dos candidatos à Câmara na Rádio Vizela – e de António Ferreira – no debate da União de Freguesia Tagilde/S. Paio.

Depois surgem os terrenos a adquirir, afirmando o PS que os seus “os proprietários (…) são membros da pseudo-comissão de honra do movimento”, questionando se os valores estão negociados ou se “será esta mais uma ilegalidade”, lê-se.

Refere-se ainda o comunicado ao projeto da piscina natural apresentado no sábado pelo movimento independente. “Mais não é do que uma piscina biológica, semelhante a um lago”, adianta. “As questões que nos suscita prendem-se sobretudo com o impacto ambiental que terá na ribeira de Sá, com o seu pequeno e inconstante caudal, pelo que a ausência de estudos nesse âmbito demonstram mais uma vez a falta de credibilidade do movimento Vitor Hugo Salgado”. Contradiz o MVS em relação ao tratamento das águas, referindo que “as piscinas biológicas utilizam um sistema de filtragem natural com substratos e plantas para o tratamento e depuração da água”. “Nunca são azuis como a fotomontagem erradamente leva a crer, são verdes” e há depois “o problema da poluição”. O PS Vizela chama atenção “para as imagens divulgadas”, onde “é eliminada a ligação pedonal daquela zona do parque a Santo Adrião”. Termina dizendo que “propõe estudos (…) porque baseia as suas propostas em conhecimento e não em "modas" que visam criar falsas expectativas” e que acredita que “esta propaganda sedutora e hipnotizante não enganará os vizelenses”.

 

PUB___