“Pessoas só têm a lucrar com boa relação Junta/Paróquias”

D. Manuel Linda de visita a Vila Nova do Campo.

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, está esta sexta-feira de visita a Vila Nova do Campo, mais precisamente à paróquia de S. Mamede de Negrelas, umas das freguesias da agregação. Como tal, marcou presença na sede da autarquia presidida por Marco Cunha, onde foi recebido por uma moldura humana considerável. “Espero que no final desta sua visita, leve a imagem desta gente que é, sem dúvida, o nosso maior património”, referiu o autarca que abordou ainda o forte movimento associativo das três localidades.

Pegando nas palavras do presidente da Junta, D. Manuel Linda enalteceu aqueles que hoje se dedicam ao bem comum sem receber nada em troca: “Hoje em dia não é fácil. Respeito quem tem a amabilidade de se dedicar a instituições sem receberem nada em troca”. “ Fico contente com este carinho que a Junta demonstra ter pelas suas coletividades”, acrescentou.

Depois, confessou que respeita aqueles que lideram localidades, pois como filho de um autarca, sabe dos sacrifícios e das horas de trabalho dedicadas às populações: “Conheço bem essa realidade, o meu pai foi muitos anos autarca e recordo as horas de trabalho infindáveis que dedicava à Junta e às populações”.

D. Manuel Linda, que recebeu como lembrança um quadro com as três igrejas das paróquias de Vila Nova do Campo, disse ainda que as Juntas não devem ser subservientes à Igreja. São duas realidades diferentes que, em comum têm as pessoas que servem: “As pessoas só têm a lucrar com a boa relação entre Junta e Paróquias”.

A cerimónia teve lugar no auditório já Junta de Freguesia de Vila Nova do Campo, onde no final foi servido um lanche. Presente esteve também o pároco Miguel Coelho, que lidera as paróquias de S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e S. Mamede Negrelos, que formam a União de Freguesias de Vila Nova do Campo.