Pedro Vale apresenta “Azul Instantâneo” na sua terra natal

Livro será apresentado este sábado no Centro Paroquial de Moreira de Cónegos.

“Azul Instantâneo” é o primeiro livro de Pedro Vale. Com 38 anos de idade, há 15 que se mudou para a Madeira, mas sempre que possível regressa a Moreira de Cónegos, de onde é natural.

Pedro Vale é professor do 1º ciclo, tendo frequentado recentemente o curso de Ciências da Cultura, na Universidade da Madeira. A leitura sempre esteve presente na sua vida, mas “a escrita surgiu de uma forma espontânea, através do “Facebook”. Era nesta rede social que Pedro Vale escrevia diretamente, sem passar para o papel, os textos que produzia. Então, entre março de 2016 e setembro deste ano, decidiu recolher tudo aquilo que escreveu e depois, em três meses, esteve “a trabalhá-los até dar origem ao livro”. Agora saiu a primeira parte da obra, composta por 60 textos, na sua maioria de poesia, mas também nele encontramos textos em prosa. “Agora saiu a primeira parte, mas ainda tenho uma segunda parte que ainda não viu a luz, ainda está à espera para ver como é que as pessoas reagem à primeira parte”, referiu à Rádio Vizela Pedro Vale.

O livro será apresentado no sábado, dia 30, pelas 19h15, no Salão Paroquial de Moreira de Cónegos, e intitula-se “Azul Instantâneo”. O autor garante que “não há um fio condutor, não há um tema”, contudo “há um sentimento, uma espécie de mensagem que é também preciso ler e reler algumas vezes para entrar no universo do livro”. “Acaba por ser um apelo às sensações das pessoas”. Segundo Pedro Vale, o livro “é também um bocadinho autobiográfico”.

 

Vizela poderá receber apresentação do livro

 

“Azul Instantâneo” já foi apresentado no Funchal, na Madeira, e a aceitação foi positiva. A obra será ainda apresentada nas Escolas Secundárias da ilha, mas a vontade é de passar também por Vizela: “Tenciono também ir a Bragança onde tirei o Curso de Português/Inglês, há quase 20 anos, e não está fora de parte vir também a Vizela, já no Carnaval, e a Guimarães”.

O livro – uma edição de autor – pode ser adquirido através da página de “Facebook” do Azul Instantâneo.