Obra na unidade de saúde em Lustosa vai avançar

Armando Silva, autarca, lamenta os nove meses de atraso.

Era uma obra que tinha tudo, segundo o autarca Armando Silva, para arrancar, tal como a Rádio Vizela anunciou na altura, em janeiro deste ano, mas agora a ARS Norte deu conta que a Unidade Saúde de Lustosa, no concelho de Lousada, vai ter novas instalações, com investimento calculado de 240 mil euros.

As futuras instalações vão nascer na antiga Escola de Bouça Cova, um edifício emblemático na freguesia e irão servir cerca de 6 mil utentes.

O autarca de Lustosa/Santo Estevão, lamenta “o atraso de nove meses no arranque de uma obra que deverá arrancar antes das eleições autárquicas”. “Estava tudo tratado em janeiro, não sei porque não arrancou. A Câmara chamou a si o processo e coordenou tudo com a ARS. É boa notícia para nós, mas já poderia estar a funcionar”, disse.

Segundo Armando Silva, uma construção de raiz “serviria melhor as necessidades de seis mil utentes”. Por outro lado, vê “com bons olhos a recuperação de um edifício emblemático para a freguesia”.

O protocolo assumido pela ARS do Norte e a Câmara Municipal de Lousada visa "melhorar o acesso da população (...) promovendo, para o efeito, a construção de novas instalações" de forma a proporcionar, quer aos utentes quer aos profissionais, "condições mais acessíveis, funcionais, confortáveis e mais humanizadas".

A autarquia já deu conta que o processo de adjudicação da obra foi concluído na terça-feira e a construção inicia nos próximos dias.

PUB___