Município aposta na tecnologia para promover o concelho

Foi apresentada, hoje, no centro da cidade, a APP AVICELLA – VIZELA RA.

Foi apresentada, hoje, no centro da cidade, a APP AVICELLA – VIZELA RA, uma aplicação que pode descarregar no seu telemóvel, de forma gratuita, e que permite dar a conhecer os principais pontos de interesse turístico do concelho.

Depois da apresentação, desafiaram-se os presentes a visitar os principais pontos de interesse turístico do concelho, através de uma visita guiada por Realidade Aumentada (RA). Uma das paragens foi o Santuário de S. Bento das Peras. O presidente da Câmara Municipal de Vizela (CMV) enalteceu as “mais-valias” que esta ferramenta permite na promoção do concelho. Reanimar o turismo, tendo em consideração as especificidades do território, mas também as suas limitações, Victor Hugo Salgado acredita esta aplicação irá permitir minimizar constrangimentos que Vizela possui, por exemplo, no que se refere a guias turísticos e a transportes: “Atendendo às nossas limitações, esta ferramenta vem, não só ultrapassar estas dificuldades, como permitir que qualquer turista que nos visita consiga perceber o que é o concelho de Vizela, as mais-valias do concelho, as suas as histórias. É uma ferramenta que permite potenciar todo o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses”.

Vizela “quer mostrar que é um território que tem vontade de crescer nesta área”, sublinhou Victor Hugo Salgado, que estava acompanhado por Luís Pedro Martins, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal. O responsável pela entidade regional de turismo parabenizou o Município de Vizela pela sua “visão estratégica” e reforçou que para além do património natural e o edificado, as tradições e a gastronomia, os Municípios precisam criar condições para “facilitar a entrega de todos estes conteúdos a quem visita, a quem tem sempre limitações de tempo e que, por vezes, se perde no território e acaba por não descobrir quais são os pontos principais de interesse turístico”. “Esta ferramenta vem colmatar esse problema”. Além disso, sublinhou ainda Luís Pedro Martins, a importância do marketing: “O marketing vive muito de experiências e tudo aquilo que permita ser uma experiência está a ser um bom contributo, com esta vantagem, é que eu é que faço a minha experiência, eu é que mando na minha experiência”. Portanto, afirmou, esta é “uma aplicação que vai ajudar muito na promoção deste território”.

Nesta quarta-feira, em Vizela, marcou também presença Luís Monsanto, da “LARM”, empresa responsável pela elaboração da APP AVICELLA – VIZELA RA. O responsável referiu que o “grande mérito” foi do Município, que “arriscou” neste projeto, que levou meses até estar concluído. “A realidade aumentada é uma ferramenta muito recente, portanto é preciso [as pessoas] adaptarem-se”, disse Luís Mansanto que pretende levar esta aplicação a um encontro que vai decorrer no âmbito da realidade aumentada e realidade virtual.

A Avicella – Vizela RA conta com 16 experiências em duas línguas e com um sistema misto de marcadores e orientação georreferenciada.