Mulheres de Gandarela garantem continuidade das festas

Festas de Nossa Senhora do Rosário arrancam hoje.

As Festas de Nossa Senhora do Rosário, em Gandarela, voltam este ano a ser organizadas essencialmente por mulheres e já há um grupo formado, a quem caberá dar seguimento às mesmas. Rosa Freitas, presidente, está satisfeita e orgulhosa pelo trabalho desenvolvido pela sua equipa.

Rosa Freitas lidera a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, em Gandarela, composta essencialmente por mulheres. A tradição esta romaria há muito que tinha caído por terra mas, há quatro anos, um elenco feminino decidiu colocar mãos à obra para reativar as festividades. E em boa hora o fez. O sucesso alcançado em 2017 garantiu uma equipa organizadora este ano e também já está praticamente formalizada a Comissão de Festas para 2019.

Ao contrário do que aconteceu o ano passado, este ano “foi mais fácil” organizar as Festas de Nossa Senhora do Rosário, segundo a líder da equipa: “Temos dificuldades mas conseguimos as coisas mais facilmente este ano”. Ao todo são 12 mulheres que, pelo papel que assumem, são valorizadas em Gandarela. O cartaz está feito e Rosa Freitas só espera que seja do agrada de todos. “Fizemos o que pudemos, dentro do orçamento que tínhamos disponível”, disse a responsável.

Está orgulhosa por todo o trabalho desenvolvido pelo seu grupo pelo trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos. E não esqueceu a população de Gandarela: “Não posso esquecer todos aqueles que nos ajudaram muito para conseguirmos atingir os nossos objetivos. O nosso muito obrigado à população de Gandarela”. Também não esquece Domingos Sousa, o cidadão que cede o espaço para a realização dos espetáculos, à falta de uma centralidade e de um espaço próprio para o efeito na freguesia.

As atividades realizadas ao longo do ano pela atual Comissão de Festas foram muitas, entre tasquinhas, passeios e tômbolas, o que contribuiu e muito para que fosse possível realizar a edição deste ano das festividades. E Rosa Freitas apela agora a “S. Pedro” para que proporcione um fim de semana de sol e agradável, para que “muita gente nos visite e que visite Gandarela para participar ativamente nas festividades”. “O nosso trabalho agora só estará concluído com o sucesso das festas e estou muito otimista”, disse Rosa Freitas.

A satisfação da responsável também se deve à existência de uma Comissão para assumir os próximos dois anos na realização das festas. “Essas 12 mulheres que vão assumir podem sempre contar com o nosso apoio, em tudo o que precisarem”, concluiu.

Programa

Dia 05, sexta-feira

21h30 – Grupo de Zumba “Zumbásticas de Gandarela” e Grupo “Gandarela a Cantar”

22h00 – Atuação do cantor Neno

24h00 – Sessão de fogo de artifício

00h15 – Atuação DJ Gilinho

Dia 06, sábado

Grupo de Percussão Akitcas vão percorrer as ruas da freguesia

20h00 – Eucaristia seguida de Procissão de Velas da Igreja Nova para a Igreja Antiga

22h00 – Rosinha e a sua banda

24h00 - Sessão de fogo de artifício

Dia 07, domingo

10h30 – Eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário

15h00 – Terço na Igreja Antiga seguido da procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica Santa Maria de Bouro

17h00 – Atuação do Rancho Folclórico de Conde S. Martinho

19h15 – Encerramento com fogo de artifício