Mês da Educação: Câmara prioriza intervenção na EB Infias

Autarquia arrancou na terça-feira, dia 16, com a iniciativa “Meses Temáticos”

No primeiro dia, o Executivo Municipal de Vizela visitou as escolas que integram o Agrupamento Escolas de Infias, nomeadamente a EB S. Paio, a EB Tagilde, a EB S. Miguel e a EB Infias. Esta última foi a unidade de ensino que despertou uma maior preocupação junto da comitiva. A humidade nas paredes é visível, os armários das casas de banho apodrecidos também. O sistema de aquecimento nas salas de aula, constatou o RVJornal, já provocou um incêndio durante a noite que só não tomou proporções mais graves porque o quadro elétrico se desligou, extinguindo as chamas. “Conheço bem o Parque Escolar de Vizela, fizemos visitas na campanha eleitoral e esta escola ficou desde logo sinalizada”, revelou o edil vizelense. Ora para a Câmara Municipal de Vizela, esta é uma das escolas prioritárias em termos de intervenção e Victor Hugo Salgado deu conta de que “logo após a aprovação do Orçamento – na Assembleia Municipal – as obras são para avançar”. A Câmara está no terreno, em parceria com as Juntas de Freguesia, entidades que ficarão com a competência da pasta da gestão do parque escolar. “Antes de procedermos à passagem, temos consciência que há uma série de questões que terá que ser a Câmara a resolver”, afirmou o presidente.

Visando a melhoria das condições de ensino no concelho, com o mês da Educação, a Câmara Municipal pretende promover um período de reflexão coletiva, para a rede educativa concelhia em matérias diversificadas, das quais se destacam: a gestão do parque escolar edificado; o planeamento da rede educativa; a execução da ação social escolar e das atividades de enriquecimento curricular.

Assim, ao longo deste mês, serão realizadas uma série de atividades que envolvem os vários agentes educativos da comunidade, e onde será possível a abordagem das várias problemáticas sentidas no concelho no âmbito da Educação, referiu a autarquia em nota de imprensa.

As iniciativas prosseguem esta sexta-feira, dia 19, com a visita ao Agrupamento Escolas de Vizela. Às 09h30 na EB Lagoas, seguindo-se a EB Maria de Lurdes Sampaio e Melo, EB Monte, JI Campo da Vinha, EB Devesinha, EB Joaquim Pinto, EB Enxertos, e Escola EB 2,3 de Vizela, onde terá lugar o almoço.

No dia 24, terão lugar as visitas a outras escolas do concelho, nomeadamente Colégio de Vizela, Sociedade Filarmónica Vizelense e Santa Casa da Misericórdia. Já a 26 de janeiro terá lugar uma reunião entre a DGESTE e os Agrupamentos de Escolas, no dia 30, haverá reunião entre as Juntas de Freguesia e os Agrupamentos de Escolas e, no dia 31, uma reunião do Conselho Municipal de Educação.