Manuais escolares gratuitos do 1º ao 12º ano

Os encarregados de educação têm que realizar a sua inscrição na plataforma MEGA.

No ano letivo de 2019/2020, os manuais escolares serão gratuitos do 1º ao 12ºanos. A aquisição dos livros irá funcionar como no último ano letivo, através da plataforma MEGA, em que os encarregados de educação se têm que registar e obter a senha para a aquisição dos manuais escolares.

A plataforma já está na sua primeira fase de cedência dos vouchers, mas ainda nem todos os anos de escolaridade estão disponíveis, só partir do dia 1 de agosto é que a plataforma se encontra em total funcionamento.

Agostinha Freitas, vereadora da Câmara Municipal de Vizela (CMV) com o pelouro da educação, diz que “maior parte dos pais estão esclarecidos acerca de como se trabalha com   a plataforma, mas caso haja dúvida em relação a isso que não adiem de vir à CMV porque o setor da Educação lá estará, juntamente com eles, os ajudar a fazer registo na plataforma e a conseguirem a senha para os manuais”.

A vereadora falou também do material escolar para o 1º ciclo que ainda está a ser decidido como será distribuído, ou “vamos distribuir os kits pelas escolas ou então, optar por um cheque ensino, onde é dado o valor de todo o material que os meninos necessitam para o ensino primário”, mas garante que “os meninos quando entrarem em setembro, seja uma das situações ou outra, vão ter o material para trabalhar”.

No ano letivo de 2019/ 2020, os manuais escolares serão gratuitos do 1º ao 12º ano através da plataforma MEGA. A plataforma já está na primeira fase de cedência de vouchers para os alunos do 2º, 3º,4º, 6º, 8º,9º,11º e 12º anos, a partir do dia 1 de agosto estará disponível para todos os anos.