Mais uma alegada descarga poluente no rio Vizela

Autoridades já terão sido alertadas.

Na página de Facebook “Rio Vizela, não à poluição” nesta sexta-feira, dia 16, foram colocadas imagens do rio Vizela que apresenta cor acastanhada. De acordo com a página “a água acastanhada vem do Regato de Sá”. A mesma fonte alerta para outras alegadas descargas poluentes que se têm sucedido nos últimos tempos, por exemplo uma ocorrida no dia 11 deste mês, na cascata de Rompecias, em Santa Eulália. Lê-se na página: “É de uma poluição extrema um cheiro horrível a esgoto”.

A Rádio Vizela contactou os serviços do Ambiente da Câmara Municipal de Vizela. Foi adiantado de que nesta sexta-feira o Município recebeu uma notificação a dar conta da alegada descarga. De acordo com os serviços municipais, o SEPNA foi alertado para esta ocorrência.

Em finais de maio foi assinado, em Vizela, o protocolo para cooperação técnica no âmbito da despoluição da bacia hidrográfica do Rio Vizela. Na ocasião, que serviu ainda para dar a conhecer o Plano de Despoluição do Rio Vizela, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, alertava que “o risco [de poluição] não é menor” apenas porque foi traçado este plano. No entanto, assegurou, que a impunidade irá ser diferente.