Juventude.net trouxe a Vizela Sec. de Estado da Juventude

Encontro de técnicos municipais traz Secretário de Estado da Juventude a Vizela.

A Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes acolheu a iniciativa Juventude.net, no âmbito do mês da Juventude e Desporto. A iniciativa realizada nesta sexta-feira contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Rebelo, que deu início às atividades.

A jornada de trabalho incluiu um diálogo estruturado e visou uma troca de ideias entre técnicos municipais de juventude, a autarquia e entidades como o IPDJ e o Conselho Nacional da Juventude. Neste sentido, João Rebelo começou por dar especial importância à atividade levada a cabo pelas autarquias. Salientando o facto de estarmos num distrito jovem, o Secretário de Estado visou ainda que projetos como a Capital Europeia da Juventude em Braga, em 2012, e mais recentemente, a atribuição de Capital Europeia da Juventude a Cascais demonstram a força do papel que Portugal tem a nível das políticas de juventude. Reforçou também que a profissionalização dos técnicos de juventude demonstra que estamos a ir num bom caminho no que diz respeito às mesmas políticas e que temos de dar especial relevância ao setor da juventude.

Salientando a importância dos jovens e a sua participação, salientou também o associativismo jovem. Relembrou ainda o facto de Portugal ser o primeiro país do mundo a criar um orçamento participativo dedicado aos jovens, de carácter nacional, tendo como objetivo a transversalidade das políticas de juventude.

No âmbito destas iniciativas, o presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, deu especial relevância a este tipo de iniciativas no diálogo para o desenvolvimento. Desta forma, a Câmara Municipal de Vizela tenta dar um novo impulso às relações entre municípios e regiões na tentativa de incrementar o diálogo e desenvolvimento jovem que, com iniciativas como a Juventude.net tenta aproximar ideias e resolução de problemas.