Inaugurações em Moreira de Cónegos e em Lordelo

Atos solenes integraram comemorações Dia Um de Portugal.

Com vista às celebrações do dia 24 de junho, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), esteve presente no último sábado, dia 22 de junho, em Moreira de Cónegos e Lordelo para a inauguração do Fontanário da Baixinha e das infraestruturas de apoio ao Parque de Lazer, respetivamente.

Na inauguração do Fontanário da Baixinha, em Moreira de Cónegos, estiveram presentes, para além de Domingos Bragança, o pároco da freguesia, António Matos, e o Presidente da Junta da Freguesia, António Brás.

Depois do ato inaugural e da bênção por parte do pároco da freguesia, António Brás referiu que “os fontanários são a alma do povo” e que “quem não protege o passado não é digno do futuro”. O autarca referiu também que outras reabilitações de fontanários se seguirão, fazendo referência ao Fontanário de Pereiras.

Já Domingos Bragança, Presidente da CMG, defendeu que “é muito importante proteger e reabilitar todo o património ambiental”, salientando que, em 2013, a política ambiental do Executivo de Guimarães era vista como “um sonho”, mas que hoje, essa mesma politica faz parte “da agenda de Portugal, da Europa e do Mundo”. O presidente da CMG rematou o seu discurso dizendo que “o Fontanário da Baixinha tem que inspirar o que tem de ser feito em todo o território para que não haja moinhos ou fontanários abandonados e todas as linhas de água sejam recuperadas”.

Também em Lordelo, na inauguração das infraestruturas de apoio ao Parque de Lazer, como o WC, o bar e o campo de futebol e vólei de praia, esteve mais uma vez Domingos Bragança, ao qual se juntaram o Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Manuel Teixeira, e o pároco da freguesia, Manuel Pinto, para a bênção dos respetivos espaços. Aos presentes, Manuel Teixeira destacou “a parceria e o bom entendimento entre a sua freguesia e a Câmara Municipal”, aproveitando para agradecer ao presidente da CMG por “ apoiar as ideias, as iniciativas e a concretização dos sonhos” dos lordelenses. Por sua vez, Domingos Bragança referiu que “todas as vilas têm que ter o seu espaço natural, o parque de encontro, onde praticam desporto, com uma área infantil e uma zona de convívio” para garantir a qualidade de vida das pessoas.

PUB___